O presente projeto visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma metodologia ativa que tem sido difundida com êxito em diversos cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento e avaliar a viabilidade de sua aplicação no ensino de Segurança Pública. Esta metodologia de ensino é vista por diversos expoentes da educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na qual fundamenta-se na problematização contextualizada dos conteúdos. Os procedimentos metodológicos empregados neste trabalho baseiam-se em uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte da Aprendizagem Baseada em Problemas bem como, o estado da arte do ensino na Segurança Pública, fazendo uma estreita relação com a matriz curricular nacional, produzida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a qual representa atualmente, a maior referência em planejamento pedagógico na área de segurança pública. Em consonância com a natureza da atividade, esta metodologia (ABP) encontra um vasto universo de perspectivas no ensino na área de segurança pública, desde os cursos de formação aos cursos de aperfeiçoamento profissional policial. Com base na análise da investigação propõe-se aos órgãos competentes a implementação de forma mais efetiva dessa metodologia de ensino como prática ordinária nas atividades pedagógicas nas instituições de ensino policiais militares.