Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CAIANA DOS CRIOULOS/PB

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA, COMUNIDADE QUILOMBOLA Pôster (PO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa cujo objetivo geral foi promover a aprendizagem de Língua Inglesa para jovens e adultos da comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, situada na zona rural do Município de Alagoa Grande/PB, com foco nas habilidades de compreensão e expressão oral. Como objetivos específicos, estabelecemos os seguintes: (i) identificar as características de Jovens e Adultos da comunidade de Caiana dos Crioulos quanto ao aprendizado de Língua Inglesa; (ii) verificar e listar técnicas e procedimentos didáticos mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do referido contexto; (iii) analisar as experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tanto por parte dos alunos da comunidade, bem como da professora em formação. A motivação para a realização deste estudo deve-se à necessidade constatada, por parte da professora em formação inicial do Curso de Letras/Inglês, sobre o contexto social dos membros da referida comunidade de negociarem o artesanato produzido com visitantes estrangeiros que frequentimente estão presentes na comunidade de Caiana dos Crioulos. Neste sentido, entendemos que a língua inglesa funcionou como língua-franca, facilitando a comunicação entre os membros da comunidade e os turistas. Acreditamos que nosso trabalho situa-se na perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar, conforme preceituam Moita Lopes (2006, 2009), Kleiman (2013), dentre outros, cujas pesquisas assumem um maior compromisso social quando propõem uma agenda ética de investigação que (re)signifique a vida em sociedade com a finalidade de melhor compreendê-la, na construção de um outro mundo social, no qual os mais variados sujeitos tenham vez e voz. Ao ensinar alguns membros da comunidade de Caiana de Crioulos a falar inglês (mesmo que, inicialmente, em nível básico), valorizamos esses sujeitos dando-lhes vez, voz e visibilidade na sociedade da qual fazem parte, fortalecendo, assim, suas identidades e a possibilidade de interação com outras comunidades, inclusive estrangeiras.

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