Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB.

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, GÊNERO, AMBIENTE ESCOLAR, CAMPINA GRANDE, Comunicação Oral (CO) GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?
"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87974
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. DOIS PROJETOS DE LEIS MUNICIPAIS FORAM APROVADOS PELO GESTOR PÚBLICO, CAUSANDO UM INTENSO DEBATE NA SOCIEDADE CIVIL, ACERCA DO ENTENDIMENTO SOBRE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. TANTO NA PERSPECTIVA DA “IDEOLOGIA” OU DA “IDENTIDADE”, A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO FOI CENSURADA, COM A JUSTIFICATIVA DE PRESERVAR O BEM-ESTAR E A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MANTENDO O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO SEXO BIOLÓGICO COMO DIREÇÃO PARA O BINARISMO DOS GÊNEROS “MASCULINO” E “FEMININO”. O AMBIENTE ESCOLAR, QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO CRIATIVO, DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM, TORNOU-SE LUGAR DE CONTROLE DO ESTADO, REPRESENTADO POR UMA VISÃO DE MUNDO INCAPAZ DE RECONHECER OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. TAL EXPERIÊNCIA PROVOCOU A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO CAPAZ DE QUESTIONAR DISCURSOS, ENXERGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO, E, PORTANTO, SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE OUTRAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, E, DESSA MANEIRA, CONTRIBUIR PARA O FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS MANIFESTOS VIOLENTAMENTE CONTRA AQUELES CONSIDERADOS DIFERENTES POR NÃO SE IDENTIFICAREM COM OS GÊNEROS ESTABELECIDOS COMO “NORMAIS”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, GÊNERO, AMBIENTE ESCOLAR, CAMPINA GRANDE,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861dc155e6a_29112022115705.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:57:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA BELMIRO DOS SANTOS MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "esvazieamente@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87974
    "edicao_id" => 300
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O DEBATE SOBRE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. DOIS PROJETOS DE LEIS MUNICIPAIS FORAM APROVADOS PELO GESTOR PÚBLICO, CAUSANDO UM INTENSO DEBATE NA SOCIEDADE CIVIL, ACERCA DO ENTENDIMENTO SOBRE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. TANTO NA PERSPECTIVA DA “IDEOLOGIA” OU DA “IDENTIDADE”, A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO FOI CENSURADA, COM A JUSTIFICATIVA DE PRESERVAR O BEM-ESTAR E A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MANTENDO O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO SEXO BIOLÓGICO COMO DIREÇÃO PARA O BINARISMO DOS GÊNEROS “MASCULINO” E “FEMININO”. O AMBIENTE ESCOLAR, QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO CRIATIVO, DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM, TORNOU-SE LUGAR DE CONTROLE DO ESTADO, REPRESENTADO POR UMA VISÃO DE MUNDO INCAPAZ DE RECONHECER OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. TAL EXPERIÊNCIA PROVOCOU A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO CAPAZ DE QUESTIONAR DISCURSOS, ENXERGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO, E, PORTANTO, SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE OUTRAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, E, DESSA MANEIRA, CONTRIBUIR PARA O FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS MANIFESTOS VIOLENTAMENTE CONTRA AQUELES CONSIDERADOS DIFERENTES POR NÃO SE IDENTIFICAREM COM OS GÊNEROS ESTABELECIDOS COMO “NORMAIS”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, GÊNERO, AMBIENTE ESCOLAR, CAMPINA GRANDE,"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "63861dc155e6a_29112022115705.pdf"
    "created_at" => "2022-11-29 10:35:01"
    "updated_at" => "2022-11-29 11:57:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA BELMIRO DOS SANTOS MEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "esvazieamente@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 300
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-eneseb"
        "nome" => "E-BOOK VII ENESEB"
        "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O 7&ordm; Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (7&ordm; ENESEB), cujo tema &eacute; &ldquo;Os desafios do ensino de Sociologia na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: desigualdades, resist&ecirc;ncias e transforma&ccedil;&otilde;es&rdquo;, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Em car&aacute;ter extraordin&aacute;rio, devido &agrave;s circunst&acirc;ncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Por meio de uma plataforma de servi&ccedil;os virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui confer&ecirc;ncias, mesas-redondas, oficinas pedag&oacute;gicas, grupos de trabalho, exibi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres de estudantes da Licenciatura e do Ensino M&eacute;dio, lan&ccedil;amento de livros, exposi&ccedil;&otilde;es fotogr&aacute;ficas, exibi&ccedil;&atilde;o de filmes e outras atividades. Houve, tamb&eacute;m, uma sess&atilde;o de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espa&ccedil;o para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e do Ensino Superior, de institui&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas e privadas, reflitam sobre forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das Ci&ecirc;ncias Sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior; analisem fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ci&ecirc;ncias Sociais e dialoguem sobre an&aacute;lises e experi&ecirc;ncias de cria&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Trata-se, em resumo, de realizar o m&aacute;ximo interc&acirc;mbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ci&ecirc;ncias Sociais com a finalidade de orientar formula&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es curriculares na &aacute;rea.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017) e Florian&oacute;polis (2019) chegou pela primeira vez &agrave; cidade de Bel&eacute;m, capital do Estado do Par&aacute;. Sediado pela Universidade Federal do Par&aacute;, foi organizado por representantes de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es de ensino do Estado do Par&aacute; (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram &agrave; Comiss&atilde;o de Ensino da SBS para planejar uma programa&ccedil;&atilde;o capaz de expressar a fecundidade da conflu&ecirc;ncia entre Universidade e Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica na busca das melhores e mais potentes contribui&ccedil;&otilde;es das Ci&ecirc;ncias Sociais para a escola.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises pol&iacute;tica, ambiental e sanit&aacute;ria, e em que a Amaz&ocirc;nia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, al&eacute;m de tudo mais, inspirar, desde Bel&eacute;m, possibilidades para que, no campo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, a abordagem das Ci&ecirc;ncias Sociais seja reconhecida como ferramenta indispens&aacute;vel para entender as complexas articula&ccedil;&otilde;es entre diversidade e desigualdade social no contexto amaz&ocirc;nico e seus nexos com fen&ocirc;menos nacionais e mundiais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &nbsp; &nbsp; &nbsp; Temos como ep&iacute;grafe que a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um bem p&uacute;blico em favor da vida e das mudan&ccedil;as sociais reclamadas por esse momento hist&oacute;rico t&atilde;o decisivo e &eacute; com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experi&ecirc;ncias, sua coragem e sua esperan&ccedil;a.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png"
        "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-07-08"
        "final_evento" => "2021-07-10"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
        "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 190
                "edicao_id" => 300
                "codigo" => "978-65-86901-67-2"
                "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png"
                "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n
                  Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n
                  Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n
                  Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n
                  Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n
                  Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n
                  Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n
                  Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n
                  Sueli G. de Lima Mendon&ccedil;a (UNESP)<br />\r\n
                  Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n
                  Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf"
                "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-11-24 14:51:35"
                "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. DOIS PROJETOS DE LEIS MUNICIPAIS FORAM APROVADOS PELO GESTOR PÚBLICO, CAUSANDO UM INTENSO DEBATE NA SOCIEDADE CIVIL, ACERCA DO ENTENDIMENTO SOBRE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. TANTO NA PERSPECTIVA DA “IDEOLOGIA” OU DA “IDENTIDADE”, A DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO FOI CENSURADA, COM A JUSTIFICATIVA DE PRESERVAR O BEM-ESTAR E A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MANTENDO O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO SEXO BIOLÓGICO COMO DIREÇÃO PARA O BINARISMO DOS GÊNEROS “MASCULINO” E “FEMININO”. O AMBIENTE ESCOLAR, QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO CRIATIVO, DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM, TORNOU-SE LUGAR DE CONTROLE DO ESTADO, REPRESENTADO POR UMA VISÃO DE MUNDO INCAPAZ DE RECONHECER OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO, IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. TAL EXPERIÊNCIA PROVOCOU A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO CAPAZ DE QUESTIONAR DISCURSOS, ENXERGAR A DIVERSIDADE EXISTENTE NO MUNDO, E, PORTANTO, SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DE OUTRAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, E, DESSA MANEIRA, CONTRIBUIR PARA O FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS MANIFESTOS VIOLENTAMENTE CONTRA AQUELES CONSIDERADOS DIFERENTES POR NÃO SE IDENTIFICAREM COM OS GÊNEROS ESTABELECIDOS COMO “NORMAIS”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.