Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CORPO COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88389
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 10403
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CORPO COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho é uma revisão sistemática da literatura sobre o Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo, visando oferecer respaldo acadêmico para uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo aplicar uma proposta de formação docente com os professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Natal, tendo o corpo do estudante vinculado à Educação Especial, como lugar de aprendizagem. Metodologicamente optamos como percurso investigativo a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, embasada teoricamente no Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo docente. Trazendo essa discussão sobre o corpo do estudante da educação especial para a formação docente dos professores (as) do Atendimento Educacional Especializado, buscamos em nossa empiria proporcionar a construção de conhecimentos acerca do corpo como lugar de aprendizagem para os professores do AEE, promovendo ressignificação nas práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores junto aos estudantes públicos da educação especial, contribuindo para o seu processo de inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10403_TB983_20062022125543.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANNA MÁRNEA ARAÚJO CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ILANNA"
    "autor_email" => "ilannamarnea@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88389
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 10403
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CORPO COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho é uma revisão sistemática da literatura sobre o Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo, visando oferecer respaldo acadêmico para uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo aplicar uma proposta de formação docente com os professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Natal, tendo o corpo do estudante vinculado à Educação Especial, como lugar de aprendizagem. Metodologicamente optamos como percurso investigativo a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, embasada teoricamente no Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo docente. Trazendo essa discussão sobre o corpo do estudante da educação especial para a formação docente dos professores (as) do Atendimento Educacional Especializado, buscamos em nossa empiria proporcionar a construção de conhecimentos acerca do corpo como lugar de aprendizagem para os professores do AEE, promovendo ressignificação nas práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores junto aos estudantes públicos da educação especial, contribuindo para o seu processo de inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10403_TB983_20062022125543.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANNA MÁRNEA ARAÚJO CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ILANNA"
    "autor_email" => "ilannamarnea@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é uma revisão sistemática da literatura sobre o Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo, visando oferecer respaldo acadêmico para uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo aplicar uma proposta de formação docente com os professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Natal, tendo o corpo do estudante vinculado à Educação Especial, como lugar de aprendizagem. Metodologicamente optamos como percurso investigativo a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, embasada teoricamente no Atendimento Educacional Especializado, a formação docente e o corpo docente. Trazendo essa discussão sobre o corpo do estudante da educação especial para a formação docente dos professores (as) do Atendimento Educacional Especializado, buscamos em nossa empiria proporcionar a construção de conhecimentos acerca do corpo como lugar de aprendizagem para os professores do AEE, promovendo ressignificação nas práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores junto aos estudantes públicos da educação especial, contribuindo para o seu processo de inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.