Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88846
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 13169
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. O estudo é qualitativo e documental na qual analisa dos documentos da Educação Básica na modalidade de Educação Especial para deficiente intelectual do Estado do Amazonas. O estudo contou com a análise dos estudos Vygotski (1983) teorizou sobre a psicologia e apresentou importantes estudos no campo do desenvolvimento humano e da deficiência. Segundo Barroco (2011), na área da deficiência, destaca-se a obra "Fundamentos da defectologia", na qual o autor discorre sobre o deficiente e sua educação e explica as leis gerais do desenvolvimento humano para as pessoas com e sem deficiência, sendo considerado como um dos criadores da Psicologia Especial. A mesma autora afirma que para Vigotski o desenvolvimento intelectual poderia se dar por mecanismos compensatórios e as pessoas com deficiência não estariam condenadas ao fracasso. Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13169_TB1933_19072022113705.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA HAYDEE GOELLNER GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA GUSMÃO"
    "autor_email" => "maira_haydee@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88846
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 13169
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. O estudo é qualitativo e documental na qual analisa dos documentos da Educação Básica na modalidade de Educação Especial para deficiente intelectual do Estado do Amazonas. O estudo contou com a análise dos estudos Vygotski (1983) teorizou sobre a psicologia e apresentou importantes estudos no campo do desenvolvimento humano e da deficiência. Segundo Barroco (2011), na área da deficiência, destaca-se a obra "Fundamentos da defectologia", na qual o autor discorre sobre o deficiente e sua educação e explica as leis gerais do desenvolvimento humano para as pessoas com e sem deficiência, sendo considerado como um dos criadores da Psicologia Especial. A mesma autora afirma que para Vigotski o desenvolvimento intelectual poderia se dar por mecanismos compensatórios e as pessoas com deficiência não estariam condenadas ao fracasso. Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13169_TB1933_19072022113705.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA HAYDEE GOELLNER GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA GUSMÃO"
    "autor_email" => "maira_haydee@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. O estudo é qualitativo e documental na qual analisa dos documentos da Educação Básica na modalidade de Educação Especial para deficiente intelectual do Estado do Amazonas. O estudo contou com a análise dos estudos Vygotski (1983) teorizou sobre a psicologia e apresentou importantes estudos no campo do desenvolvimento humano e da deficiência. Segundo Barroco (2011), na área da deficiência, destaca-se a obra "Fundamentos da defectologia", na qual o autor discorre sobre o deficiente e sua educação e explica as leis gerais do desenvolvimento humano para as pessoas com e sem deficiência, sendo considerado como um dos criadores da Psicologia Especial. A mesma autora afirma que para Vigotski o desenvolvimento intelectual poderia se dar por mecanismos compensatórios e as pessoas com deficiência não estariam condenadas ao fracasso. Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.