Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 891
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIOViviane Moraes de Caldas GOMES (UFCG – POSLE)José Hélder Pinheiro ALVES (Orientador – UFCG-POSLE)Aristóteles, em sua Poética, qualifica a tragédia como gênero superior que, através da imitação de ações de temas nobres, propicia uma educação pela arte. Como a tragédia é a representação de uma ação grave que inspira pena e temor, ela propicia ao expectador uma expurgação desses sentimentos na medida em que ele se identifica com a personagem trágica. As tragédias clássicas têm ainda uma recepção instigante na contemporaneidade, como se pode observar com as inúmeras encenações de obras como Edipo Rei, dentre tantas outras. Nosso trabalho tem, pois, como objetivo apresentar uma proposta de leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, na primeira série do ensino médio, a partir da perspectiva de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), visando à formação de leitores crítico-reflexivos.PALAVRAS-CHAVE: Tragédia grega; leitura literária; leitura compartilhada."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MORAES DE CALDAS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE MORAES"
    "autor_email" => "vivianegomes@gmx.de"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMOINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 891
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 541
    "titulo" => "A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIOViviane Moraes de Caldas GOMES (UFCG – POSLE)José Hélder Pinheiro ALVES (Orientador – UFCG-POSLE)Aristóteles, em sua Poética, qualifica a tragédia como gênero superior que, através da imitação de ações de temas nobres, propicia uma educação pela arte. Como a tragédia é a representação de uma ação grave que inspira pena e temor, ela propicia ao expectador uma expurgação desses sentimentos na medida em que ele se identifica com a personagem trágica. As tragédias clássicas têm ainda uma recepção instigante na contemporaneidade, como se pode observar com as inúmeras encenações de obras como Edipo Rei, dentre tantas outras. Nosso trabalho tem, pois, como objetivo apresentar uma proposta de leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, na primeira série do ensino médio, a partir da perspectiva de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), visando à formação de leitores crítico-reflexivos.PALAVRAS-CHAVE: Tragédia grega; leitura literária; leitura compartilhada."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MORAES DE CALDAS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE MORAES"
    "autor_email" => "vivianegomes@gmx.de"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMOINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIOViviane Moraes de Caldas GOMES (UFCG – POSLE)José Hélder Pinheiro ALVES (Orientador – UFCG-POSLE)Aristóteles, em sua Poética, qualifica a tragédia como gênero superior que, através da imitação de ações de temas nobres, propicia uma educação pela arte. Como a tragédia é a representação de uma ação grave que inspira pena e temor, ela propicia ao expectador uma expurgação desses sentimentos na medida em que ele se identifica com a personagem trágica. As tragédias clássicas têm ainda uma recepção instigante na contemporaneidade, como se pode observar com as inúmeras encenações de obras como Edipo Rei, dentre tantas outras. Nosso trabalho tem, pois, como objetivo apresentar uma proposta de leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, na primeira série do ensino médio, a partir da perspectiva de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), visando à formação de leitores crítico-reflexivos.PALAVRAS-CHAVE: Tragédia grega; leitura literária; leitura compartilhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.