Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LETRAMENTO DE SURD@S EM L2: DESAFIOS DA INCLUSÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Vivemos em um mundo globalizado, no qual as novas tecnologias informacionais já fazem parte do nosso cotidiano e exigem diferentes práticas de letramentos, desde a leitura/escrita de um simples bilhete, mensagem no SMS ou no whatsapp, até a leitura/ produção de artigos científicos. No entanto, todas essas situações exigem do sujeito protagonizante a condição de saber usar a língua escrita nas suas mais diversas manifestações e suportes. A partir de tais pressupostos desenvolvemos a pesquisa com nove surdos, não fluentes em Libras, que estudam em escolas regulares ditas inclusivas e que participaram do Curso de Extensão de Libras, Incluindo Surdos e Familiares em Libras: a voz e a vez dos sem voz e agora com vez, promovido pelo CCHE - UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) Campus VI, situado na cidade de Monteiro (PB), entre os anos de 2011 a 2013. O objetivo desta pesquisa foi verificar o nível de letramento destes sujeitos em Português como L2. Para tanto, nos pautamos em Soares (2004); Ferreira-Brito (1993); Góes (2000); Vygotsky (1987;1997; 2003); e Bakhtin (2006). A coleta de dados realizou-se em duas aulas do Curso supracitado. Para verificar o nível de escrita em Português dos alunos nos utilizamos da atividade intitulada ditado sinalizado. A análise dos dados comprova prejuízos educacionais acumulados por tais sujeitos ao longo de sua escolaridade. Ademais, também nos leva a alguns questionamentos quanto à inclusão da pessoa com surdez nos moldes que ainda temos na atualidade. Palavras-chave: Letramento em L2. Inclusão. Surdos sem Libras ABSTRACTWe live in a globalized world where new information technologies are already part of our daily lives and require different literacies practices, since the read / write a simple reminder, text or whatsapp, to read / produce of scientific papers . However, all of these situations require the main subject to know how to write in different language manifestations. Based on these presuppositions, the research was developed with nine deaf people. They are not fluent in LIBRAS and they studying in regular inclusive schools which participated of LIBRAS Extension Course, The Inclusion of Deaf people and their families in LIBRAS: the voice and the chance of the voiceless, but now with chance, promoted by CCHE - UEPB (State University of Paraíba) Campus VI, located in Monteiro (PB), between 2011 to 2013. The objective of this research was to determine the literacy level of these people in Portuguese as L2. Thus, the research was based on Soares (2001); Ferreira-Brito (1993); Góes (2000); Vygotsky (1987;1997; 2003); and Bakhtin (2006). The data was collected in two classes of the Extension course. The level of Portuguese students writing was checked using the activity entitled dictated flagged. Data analysis confirmed educational losses accumulated by these people throughout their schooling time. Furthermore, it also leads to some questions about the inclusion of people with deafness in ways which still have today. Keywords: Literacy in L2. Inclusion. Deaf people without LIBRAS.

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