Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CORDEL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO CONHECIMENTO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ECONOMIA SOLIDÁRIA, CORDEL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8977
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1070
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "O CORDEL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO CONHECIMENTO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Um dos grandes problemas enfrentados nas nossas instituições é saber que após o término do ensino médio, em especial a Educação de Jovens e Adultos - EJA, não há campo para o trabalho, neste caso, observa-se que muitos educandos ficam desempregados e sem oportunidades de mostrar suas criatividades. A falta de informação nos leva a crer que a maioria das pessoas não acreditam ou não conhecem a Economia Solidária: um jeito novo de valorizar o ser humano, através do que ele produz; uma alternativa de trabalho e renda. Como o cordel é um instrumento didático, facilitador para aquisição deste conhecimento, sua contribuição será necessária para poder valorizar a nossa cultura e conhecer de fato a Economia Solidária. Diante desta realidade, é preciso saber: Como informar sobre a Economia Solidária aos alunos da Educação de Jovens e Adultos; Qual a contribuição do cordel para o aprendizado, enquanto instrumento didático para aquisição do conhecimento sobre a Economia Solidária. O presente projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, no primeiro semestre de 2013, com os alunos do 3° ano, com objetivo de oportunizar os alunos da EJA na divulgação do tema Economia Solidária através da produção de cordéis, finalizando com uma exposição que mostrou os resultados do aprendizado de acordo com o tema proposto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ECONOMIA SOLIDÁRIA, CORDEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_15_35_17_idinscrito_288_d35a0c8d7a0ef566b49bdc2a17672f68.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIDETE DIAS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JAIDETE"
    "autor_email" => "jaidetediasdesousa@live.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8977
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1070
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "O CORDEL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO CONHECIMENTO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Um dos grandes problemas enfrentados nas nossas instituições é saber que após o término do ensino médio, em especial a Educação de Jovens e Adultos - EJA, não há campo para o trabalho, neste caso, observa-se que muitos educandos ficam desempregados e sem oportunidades de mostrar suas criatividades. A falta de informação nos leva a crer que a maioria das pessoas não acreditam ou não conhecem a Economia Solidária: um jeito novo de valorizar o ser humano, através do que ele produz; uma alternativa de trabalho e renda. Como o cordel é um instrumento didático, facilitador para aquisição deste conhecimento, sua contribuição será necessária para poder valorizar a nossa cultura e conhecer de fato a Economia Solidária. Diante desta realidade, é preciso saber: Como informar sobre a Economia Solidária aos alunos da Educação de Jovens e Adultos; Qual a contribuição do cordel para o aprendizado, enquanto instrumento didático para aquisição do conhecimento sobre a Economia Solidária. O presente projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, no primeiro semestre de 2013, com os alunos do 3° ano, com objetivo de oportunizar os alunos da EJA na divulgação do tema Economia Solidária através da produção de cordéis, finalizando com uma exposição que mostrou os resultados do aprendizado de acordo com o tema proposto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ECONOMIA SOLIDÁRIA, CORDEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_11_2014_15_35_17_idinscrito_288_d35a0c8d7a0ef566b49bdc2a17672f68.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIDETE DIAS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JAIDETE"
    "autor_email" => "jaidetediasdesousa@live.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Um dos grandes problemas enfrentados nas nossas instituições é saber que após o término do ensino médio, em especial a Educação de Jovens e Adultos - EJA, não há campo para o trabalho, neste caso, observa-se que muitos educandos ficam desempregados e sem oportunidades de mostrar suas criatividades. A falta de informação nos leva a crer que a maioria das pessoas não acreditam ou não conhecem a Economia Solidária: um jeito novo de valorizar o ser humano, através do que ele produz; uma alternativa de trabalho e renda. Como o cordel é um instrumento didático, facilitador para aquisição deste conhecimento, sua contribuição será necessária para poder valorizar a nossa cultura e conhecer de fato a Economia Solidária. Diante desta realidade, é preciso saber: Como informar sobre a Economia Solidária aos alunos da Educação de Jovens e Adultos; Qual a contribuição do cordel para o aprendizado, enquanto instrumento didático para aquisição do conhecimento sobre a Economia Solidária. O presente projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, no primeiro semestre de 2013, com os alunos do 3° ano, com objetivo de oportunizar os alunos da EJA na divulgação do tema Economia Solidária através da produção de cordéis, finalizando com uma exposição que mostrou os resultados do aprendizado de acordo com o tema proposto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.