Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DO BIOMA CAATINGA EM UMA PESPECTIVA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: BIOMA CAATINGA, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9015
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 1790
    "titulo" => "O ENSINO DO BIOMA CAATINGA EM UMA PESPECTIVA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, mesmo assim, ele permanece como um dos ecossistemas menos conhecidos da América do sul do ponto de vista científico. Neste sentido, sendo a escola de suma importância no processo de sistematização do conhecimento, o presente trabalho se propõe analisar como o ensino do bioma caatinga está sendo trabalhado nas disciplinas de Geografia e Ciências, do ensino fundamental II, em duas escolas da rede pública de Severiano Melo, bem como analisar as metodologias utilizadas na ministração do tema em questão pelos professores. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à temática, e para isso tomamos como base as obras de Castelleti (2000); Tabareli e Silva (2002); Lobato (2008);  Brasil (1998); Japiassú (1976),  e ainda fez-se uso de entrevistas semi-estruturada com os professores de Geografia e Ciência das instituições pesquisadas. Ressaltamos que o ensino relacionado ao bioma caatinga na área de estudo está sendo trabalhado de forma descontextualizada e fragmentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "BIOMA CAATINGA, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_13_23_18_idinscrito_1790_6a2c34a6b4c9544be8da64f07447f199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA RAFFAELLI MAIA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "raffaellibio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9015
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 1790
    "titulo" => "O ENSINO DO BIOMA CAATINGA EM UMA PESPECTIVA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, mesmo assim, ele permanece como um dos ecossistemas menos conhecidos da América do sul do ponto de vista científico. Neste sentido, sendo a escola de suma importância no processo de sistematização do conhecimento, o presente trabalho se propõe analisar como o ensino do bioma caatinga está sendo trabalhado nas disciplinas de Geografia e Ciências, do ensino fundamental II, em duas escolas da rede pública de Severiano Melo, bem como analisar as metodologias utilizadas na ministração do tema em questão pelos professores. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à temática, e para isso tomamos como base as obras de Castelleti (2000); Tabareli e Silva (2002); Lobato (2008);  Brasil (1998); Japiassú (1976),  e ainda fez-se uso de entrevistas semi-estruturada com os professores de Geografia e Ciência das instituições pesquisadas. Ressaltamos que o ensino relacionado ao bioma caatinga na área de estudo está sendo trabalhado de forma descontextualizada e fragmentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "BIOMA CAATINGA, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_13_23_18_idinscrito_1790_6a2c34a6b4c9544be8da64f07447f199.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA RAFFAELLI MAIA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "raffaellibio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, mesmo assim, ele permanece como um dos ecossistemas menos conhecidos da América do sul do ponto de vista científico. Neste sentido, sendo a escola de suma importância no processo de sistematização do conhecimento, o presente trabalho se propõe analisar como o ensino do bioma caatinga está sendo trabalhado nas disciplinas de Geografia e Ciências, do ensino fundamental II, em duas escolas da rede pública de Severiano Melo, bem como analisar as metodologias utilizadas na ministração do tema em questão pelos professores. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à temática, e para isso tomamos como base as obras de Castelleti (2000); Tabareli e Silva (2002); Lobato (2008); Brasil (1998); Japiassú (1976), e ainda fez-se uso de entrevistas semi-estruturada com os professores de Geografia e Ciência das instituições pesquisadas. Ressaltamos que o ensino relacionado ao bioma caatinga na área de estudo está sendo trabalhado de forma descontextualizada e fragmentada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.