Artigo CONEDU - Didática e Currículo

E-books

ISBN: 978-65-86901-78-8

ITINERÁRIOS FORMATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA TUTORIA NA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2022-07-12 14:38:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91169
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 3747
    "inscrito_id" => 14298
    "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA TUTORIA NA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A necessidade de desenvolvimento pessoal constante nos faz repensar o papel da escola e das transformações necessárias para a aprendizagem do sujeito. O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgem como uma proposta pedagógica com um currículo que dialogue mais com os estudantes e promovam seu desenvolvimento integral. Com o objetivo de contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco, o presente estudo buscou trazer elementos referentes a atuação do professor-tutor especialista de ciências da natureza e suas tecnologias na perspectiva das comunidades de aprendizagem na implementação do Novo Ensino Médio no ano de 2022 no estado de Pernambuco. Como metodologia de pesquisa este trabalho propões realizar uma análise qualitativa da literatura a respeito da tutoria na Escola da Ponte (Portugal) e avaliar as possibilidades de implementação nas escolas de nível médio para o acompanhamento dos itinerários formativos (IF). Diante dos desafios do Novo Ensino Médio e das reflexões realizadas no estudo, concluímos que a tutoria na perspectiva das comunidades de aprendizagem mostrou-se possível de ser implantada em vários aspectos, principalmente para engajar os estudantes formando equipes de pesquisa. O roteiro de estudo proposto terá papel fundamental nesse processo e os temas geradores das unidades curriculares, obrigatórias e optativas, serão o ponto de partida definidora da aprendizagem significativa. Para isso é necessário engajamento de toda escola e principalmente dos professores especialistas que irão atuar como professor-tutor na perspectiva das comunidades de aprendizagem. Necessitando para este fim um de uma organização do espaço e tempo escolar e de um maior engajamento da comunidade. Faz-se necessário a práxis para uma maior reflexão quanto a proposta apresentada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID14298_TB3747_18082022095938.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDREZA BEZERRA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "marandrezabcorreia@yahoo."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91169
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 3747
    "inscrito_id" => 14298
    "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA TUTORIA NA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A necessidade de desenvolvimento pessoal constante nos faz repensar o papel da escola e das transformações necessárias para a aprendizagem do sujeito. O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgem como uma proposta pedagógica com um currículo que dialogue mais com os estudantes e promovam seu desenvolvimento integral. Com o objetivo de contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco, o presente estudo buscou trazer elementos referentes a atuação do professor-tutor especialista de ciências da natureza e suas tecnologias na perspectiva das comunidades de aprendizagem na implementação do Novo Ensino Médio no ano de 2022 no estado de Pernambuco. Como metodologia de pesquisa este trabalho propões realizar uma análise qualitativa da literatura a respeito da tutoria na Escola da Ponte (Portugal) e avaliar as possibilidades de implementação nas escolas de nível médio para o acompanhamento dos itinerários formativos (IF). Diante dos desafios do Novo Ensino Médio e das reflexões realizadas no estudo, concluímos que a tutoria na perspectiva das comunidades de aprendizagem mostrou-se possível de ser implantada em vários aspectos, principalmente para engajar os estudantes formando equipes de pesquisa. O roteiro de estudo proposto terá papel fundamental nesse processo e os temas geradores das unidades curriculares, obrigatórias e optativas, serão o ponto de partida definidora da aprendizagem significativa. Para isso é necessário engajamento de toda escola e principalmente dos professores especialistas que irão atuar como professor-tutor na perspectiva das comunidades de aprendizagem. Necessitando para este fim um de uma organização do espaço e tempo escolar e de um maior engajamento da comunidade. Faz-se necessário a práxis para uma maior reflexão quanto a proposta apresentada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID14298_TB3747_18082022095938.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDREZA BEZERRA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "marandrezabcorreia@yahoo."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A necessidade de desenvolvimento pessoal constante nos faz repensar o papel da escola e das transformações necessárias para a aprendizagem do sujeito. O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgem como uma proposta pedagógica com um currículo que dialogue mais com os estudantes e promovam seu desenvolvimento integral. Com o objetivo de contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco, o presente estudo buscou trazer elementos referentes a atuação do professor-tutor especialista de ciências da natureza e suas tecnologias na perspectiva das comunidades de aprendizagem na implementação do Novo Ensino Médio no ano de 2022 no estado de Pernambuco. Como metodologia de pesquisa este trabalho propões realizar uma análise qualitativa da literatura a respeito da tutoria na Escola da Ponte (Portugal) e avaliar as possibilidades de implementação nas escolas de nível médio para o acompanhamento dos itinerários formativos (IF). Diante dos desafios do Novo Ensino Médio e das reflexões realizadas no estudo, concluímos que a tutoria na perspectiva das comunidades de aprendizagem mostrou-se possível de ser implantada em vários aspectos, principalmente para engajar os estudantes formando equipes de pesquisa. O roteiro de estudo proposto terá papel fundamental nesse processo e os temas geradores das unidades curriculares, obrigatórias e optativas, serão o ponto de partida definidora da aprendizagem significativa. Para isso é necessário engajamento de toda escola e principalmente dos professores especialistas que irão atuar como professor-tutor na perspectiva das comunidades de aprendizagem. Necessitando para este fim um de uma organização do espaço e tempo escolar e de um maior engajamento da comunidade. Faz-se necessário a práxis para uma maior reflexão quanto a proposta apresentada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.