Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PIBID E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA PARA AJUDAR NA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Palavra-chaves: PIBID, TEXTO LITERÁRIO, LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Introdução: No trabalho em sala de aula é notória a dificuldade de parte dos alunos no desenvolvimento de leitura e produção de textos, sendo necessário um trabalho eficiente, realizado pelos professores que minimize, ou acabe com esse problema. Sabendo que a leitura literária deve partir da vontade própria de cada indivíduo, sem compromisso. Dessa forma, torna-se necessário despertar o interesse dos alunos; como mostra o CBC (conteúdos básicos comuns), criando situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário. No entanto, há, ainda, uma ausência muito grande de incentivo às práticas de leitura de textos literários, de modo especial na escola em que está sendo desenvolvida a presente pesquisa. Objetivos: Mostrar como os textos literários podem incentivar os alunos à leitura e melhorá-la, junto à escrita, e como o subprojeto Pibid Letras a Mais pode ajudar nessa tarefa, por meio de uma proposta de inserção de um clube de leitura de textos literários na escola. Metodologia: A pesquisa faz-se descritiva (documental) através do método qualitativo-intervencionista pautado em teóricos como Coelho (1984) sobre a literatura infantil, Bettelheim (1980) sobre a psicanálise nos contos de fada e Marcuschi (1983) sobre a linguística do texto. A pesquisa está sendo desenvolvida com as turmas de 6º e 7º anos de uma escola estadual da cidade de Montes Claros. Resultados parciais: A proposta de incentivo à leitura literária pode contribuir para a melhoria da leitura, compreensão e interpretação de textos dos alunos, bem como sua produção textual. Além disso, pode ainda motivar os alunos a lerem mais, uma vez que, como afirma Coelho (1991) a literatura abre para a criança uma nova mentalidade além de ser um instrumento de emoções, diversão ou prazer, ajudando também na educação humanística e na formação de seu próprio estilo. Conclusões parciais: Percebe-se, através de pesquisas, que a leitura literária pode abrir caminhos para a diversão e o prazer, que são importantes que o aluno tenha na escola, para sentir-se motivado a realizar suas atividades e aprendizado. A proposta de um clube de leitura facilitaria o contato dos alunos com os livros, que serão escolhidos pelos participantes do projeto, dando ênfase nos livros literários, em especial às obras infantis de Monteiro Lobato. Já foram realizados projetos de clubes de leitura em algumas escolas do Brasil, tal como o projeto feito com as turmas de séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonor Pires de Macedo, no município de Restinga Sêca – RS, pelos acadêmicos de Letras da UFSM. Os acadêmicos relatam que os alunos se inseriram no universo da leitura e tornaram-se leitores ativos. Há, também, na UFMG o trabalho com clube de leitura; trinta minutos antes do início das aulas regulares, duas vezes por semana, os alunos da EJA se reúnem para ler, coletivamente, textos literários. Portanto, acreditamos que esta seja uma iniciativa válida para trabalhar a leitura com os alunos do projeto Letras a Mais.

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