Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica

E-books

ISBN: 978-65-86901-75-7

A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91424
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 1701
    "inscrito_id" => 10052
    "titulo" => "A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento"
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10052_TB1701_16082022153948.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA MARIA DIAS DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Dias"
    "autor_email" => "queirozmaria1010@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO CÂNDIDA VARGAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91424
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 1701
    "inscrito_id" => 10052
    "titulo" => "A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento"
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10052_TB1701_16082022153948.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA MARIA DIAS DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Dias"
    "autor_email" => "queirozmaria1010@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO CÂNDIDA VARGAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.