Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica

E-books

ISBN: 978-65-86901-75-7

ASPECTOS DO ENSINO INTEGRADO NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS GERADOS PELO PROGRAMA DE MESTRADO PROFEPT A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91437
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 3697
    "inscrito_id" => 11595
    "titulo" => "ASPECTOS DO ENSINO INTEGRADO NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS GERADOS PELO PROGRAMA DE MESTRADO PROFEPT A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva analisar os aspectos do Ensino Integrado contemplados nos Produtos Educacionais gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para isso, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A geração dos dados ocorreu mediante estudo documental. Utilizou-se o método de pesquisa de Análise Textual Discursiva com os seguintes procedimentos de tratamento de dados: unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os aspectos do ensino integrado constituem embasamento teórico da investigação. O estudo aponta que o aspecto apreciação da apropriação do saber ainda não está totalmente alinhado ao que propõem os referenciais teóricos que embasam as propostas pedagógicas do Ensino Integrado, às Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e à Pedagogia Histórico Crítica. Este foi identificado em apenas 53,48% dos produtos analisados. Disso conclui-se que possivelmente há um entendimento de que a etapa em que o estudante sistematiza ciência, teoria e prática, e manifesta o que apreendeu de forma sintética, ou seja, sistematizando o conhecimento adquirido, dentro de uma visão de totalidade, comumente expressa por meio de instrumentos de avaliação, seria o fim do ciclo do conhecimento. Isso evidencia que teoria e prática ainda estão em fase de aproximação e que este aspecto demonstra-se passível de mais estudo, reflexão, melhor compreensão e aprofundamento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID11595_TB3697_20082022225314.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE DE BRITO FERNÁNDEZ GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane.garcia@ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91437
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 3697
    "inscrito_id" => 11595
    "titulo" => "ASPECTOS DO ENSINO INTEGRADO NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS GERADOS PELO PROGRAMA DE MESTRADO PROFEPT A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva analisar os aspectos do Ensino Integrado contemplados nos Produtos Educacionais gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para isso, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A geração dos dados ocorreu mediante estudo documental. Utilizou-se o método de pesquisa de Análise Textual Discursiva com os seguintes procedimentos de tratamento de dados: unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os aspectos do ensino integrado constituem embasamento teórico da investigação. O estudo aponta que o aspecto apreciação da apropriação do saber ainda não está totalmente alinhado ao que propõem os referenciais teóricos que embasam as propostas pedagógicas do Ensino Integrado, às Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e à Pedagogia Histórico Crítica. Este foi identificado em apenas 53,48% dos produtos analisados. Disso conclui-se que possivelmente há um entendimento de que a etapa em que o estudante sistematiza ciência, teoria e prática, e manifesta o que apreendeu de forma sintética, ou seja, sistematizando o conhecimento adquirido, dentro de uma visão de totalidade, comumente expressa por meio de instrumentos de avaliação, seria o fim do ciclo do conhecimento. Isso evidencia que teoria e prática ainda estão em fase de aproximação e que este aspecto demonstra-se passível de mais estudo, reflexão, melhor compreensão e aprofundamento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID11595_TB3697_20082022225314.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE DE BRITO FERNÁNDEZ GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane.garcia@ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os aspectos do Ensino Integrado contemplados nos Produtos Educacionais gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para isso, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A geração dos dados ocorreu mediante estudo documental. Utilizou-se o método de pesquisa de Análise Textual Discursiva com os seguintes procedimentos de tratamento de dados: unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os aspectos do ensino integrado constituem embasamento teórico da investigação. O estudo aponta que o aspecto apreciação da apropriação do saber ainda não está totalmente alinhado ao que propõem os referenciais teóricos que embasam as propostas pedagógicas do Ensino Integrado, às Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e à Pedagogia Histórico Crítica. Este foi identificado em apenas 53,48% dos produtos analisados. Disso conclui-se que possivelmente há um entendimento de que a etapa em que o estudante sistematiza ciência, teoria e prática, e manifesta o que apreendeu de forma sintética, ou seja, sistematizando o conhecimento adquirido, dentro de uma visão de totalidade, comumente expressa por meio de instrumentos de avaliação, seria o fim do ciclo do conhecimento. Isso evidencia que teoria e prática ainda estão em fase de aproximação e que este aspecto demonstra-se passível de mais estudo, reflexão, melhor compreensão e aprofundamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.