Artigo CONEDU - Educação Ambiental

E-books

ISBN: 978-65-86901-89-4

AS METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFPB

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2022-07-12 14:48:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91537
    "edicao_id" => 255
    "trabalho_id" => 4873
    "inscrito_id" => 17802
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFPB"
    "resumo" => "O perfil do profissional da saúde é questionado por constituir uma formação pautada na especialização e no ensino marcado por atividades técnicas, em laboratórios, dissociadas da realidade social e das reais necessidades do sistema de saúde vigente. Este cenário tem sido desafiador para os processos formativos nos cursos na área da saúde e, por isso, constitui uma situação problema que merece atenção e intervenção para que os profissionais da saúde desenvolvam competência frente às demandas atuais vinculadas à saúde pública. A implantação de Metodologias Ativas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm atender às orientações oficiais da Resolução do CNE/CES 2/2003, além de outros documentos oficiais, que estabelecem como competências e habilidades aos profissionais da saúde a capacidade de pensar criticamente, e analisar problemas da sociedade para tentar resolvê-los. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das metodologias ativas no Centro de Ciências da Saúde, apresentando os indicadores de seus impactos na formação profissional dos estudantes. É uma pesquisa quanti-qualitativa que tem como estratégia a pesquisa-ação. Os dados são obtidos pela observação participante, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. Está sendo desenvolvida com estudantes e docentes do curso de biomedicina. As metodologias ativas são implementadas por meio de componentes curriculares, as estratégias envolvem a sala de aula invertida, grupo focal, estudo de campo, oficinas temáticas, uso de TIC em estudos e jogos na realização de estudos. Tais estratégias desenvolvem nos estudantes as habilidades do saber fazer profissional, pois os colocam em contato com situações problemas do cotidiano, a exemplo da relação meio ambiente e saúde. Durante o semestre, os estudantes participam da operacionalização do componente curricular, contribuindo na ressignificação pedagógica e na ação docente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID17802_TB4873_01122022152005.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:39:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "arisdelfeitosa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:48:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91537
    "edicao_id" => 255
    "trabalho_id" => 4873
    "inscrito_id" => 17802
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFPB"
    "resumo" => "O perfil do profissional da saúde é questionado por constituir uma formação pautada na especialização e no ensino marcado por atividades técnicas, em laboratórios, dissociadas da realidade social e das reais necessidades do sistema de saúde vigente. Este cenário tem sido desafiador para os processos formativos nos cursos na área da saúde e, por isso, constitui uma situação problema que merece atenção e intervenção para que os profissionais da saúde desenvolvam competência frente às demandas atuais vinculadas à saúde pública. A implantação de Metodologias Ativas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm atender às orientações oficiais da Resolução do CNE/CES 2/2003, além de outros documentos oficiais, que estabelecem como competências e habilidades aos profissionais da saúde a capacidade de pensar criticamente, e analisar problemas da sociedade para tentar resolvê-los. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das metodologias ativas no Centro de Ciências da Saúde, apresentando os indicadores de seus impactos na formação profissional dos estudantes. É uma pesquisa quanti-qualitativa que tem como estratégia a pesquisa-ação. Os dados são obtidos pela observação participante, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. Está sendo desenvolvida com estudantes e docentes do curso de biomedicina. As metodologias ativas são implementadas por meio de componentes curriculares, as estratégias envolvem a sala de aula invertida, grupo focal, estudo de campo, oficinas temáticas, uso de TIC em estudos e jogos na realização de estudos. Tais estratégias desenvolvem nos estudantes as habilidades do saber fazer profissional, pois os colocam em contato com situações problemas do cotidiano, a exemplo da relação meio ambiente e saúde. Durante o semestre, os estudantes participam da operacionalização do componente curricular, contribuindo na ressignificação pedagógica e na ação docente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID17802_TB4873_01122022152005.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:39:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "arisdelfeitosa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:48:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 255
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 0
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ec61338_12072022144828.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 255
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 0
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ec61338_12072022144828.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 149
                "edicao_id" => 255
                "codigo" => "978-65-86901-89-4"
                "capa" => "63d7c0775d41a_30012023100455.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARAUJO (UFCG)<br />\r\n
                  BARBARA VIEIRA DE SOUZA MORAVSKI &nbsp;<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUD KIRMAYR SILVA ROCHA (FACULDADE SUCESSO)<br />\r\n
                  CLEILTON LIMA FRANCO (UFRRJ)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO DA PARA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  ELIANE DE ANDRADE ARAUJO PEREIRA (EMEF ALIRIO MEIRA WANDERLEY)<br />\r\n
                  EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO (UECE)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (INSTITUTO NACIONAL DO SEMI&Aacute;RIDO)<br />\r\n
                  GRA&Ccedil;A REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA (UFBA)<br />\r\n
                  HELEN SILVA GONCALVES (UFPB)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JACKELINE FERNANDA FERREIRA CAMBOIM (Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO (UFCG)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LEONETE CRISTINA DE ARA&Uacute;JO FERREIRA MEDEIROS SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  LUIZ GUALBERTO (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA ALICE DE LIRA BORGES (UFPE)<br />\r\n
                  MAYARA SOUZA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO HERLLEYSON GON&Ccedil;ALVES CARDOSO (IFCE)<br />\r\n
                  PL&Uacute;VIA OLIVEIRA GALDINO (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  SIRLEY DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O FERREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  TIAGO SANDES COSTA (PUC MINAS)<br />\r\n
                  VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO (URCA)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c9dbb01b_16022023155733.pdf"
                "arquivo" => "16022023155752-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:57:52"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 149
                "edicao_id" => 255
                "codigo" => "978-65-86901-89-4"
                "capa" => "63d7c0775d41a_30012023100455.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARAUJO (UFCG)<br />\r\n
                  BARBARA VIEIRA DE SOUZA MORAVSKI &nbsp;<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUD KIRMAYR SILVA ROCHA (FACULDADE SUCESSO)<br />\r\n
                  CLEILTON LIMA FRANCO (UFRRJ)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO DA PARA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  ELIANE DE ANDRADE ARAUJO PEREIRA (EMEF ALIRIO MEIRA WANDERLEY)<br />\r\n
                  EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO (UECE)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (INSTITUTO NACIONAL DO SEMI&Aacute;RIDO)<br />\r\n
                  GRA&Ccedil;A REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA (UFBA)<br />\r\n
                  HELEN SILVA GONCALVES (UFPB)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JACKELINE FERNANDA FERREIRA CAMBOIM (Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO (UFCG)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LEONETE CRISTINA DE ARA&Uacute;JO FERREIRA MEDEIROS SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  LUIZ GUALBERTO (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA ALICE DE LIRA BORGES (UFPE)<br />\r\n
                  MAYARA SOUZA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO HERLLEYSON GON&Ccedil;ALVES CARDOSO (IFCE)<br />\r\n
                  PL&Uacute;VIA OLIVEIRA GALDINO (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  SIRLEY DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O FERREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  TIAGO SANDES COSTA (PUC MINAS)<br />\r\n
                  VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO (URCA)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c9dbb01b_16022023155733.pdf"
                "arquivo" => "16022023155752-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:57:52"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O perfil do profissional da saúde é questionado por constituir uma formação pautada na especialização e no ensino marcado por atividades técnicas, em laboratórios, dissociadas da realidade social e das reais necessidades do sistema de saúde vigente. Este cenário tem sido desafiador para os processos formativos nos cursos na área da saúde e, por isso, constitui uma situação problema que merece atenção e intervenção para que os profissionais da saúde desenvolvam competência frente às demandas atuais vinculadas à saúde pública. A implantação de Metodologias Ativas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm atender às orientações oficiais da Resolução do CNE/CES 2/2003, além de outros documentos oficiais, que estabelecem como competências e habilidades aos profissionais da saúde a capacidade de pensar criticamente, e analisar problemas da sociedade para tentar resolvê-los. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das metodologias ativas no Centro de Ciências da Saúde, apresentando os indicadores de seus impactos na formação profissional dos estudantes. É uma pesquisa quanti-qualitativa que tem como estratégia a pesquisa-ação. Os dados são obtidos pela observação participante, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. Está sendo desenvolvida com estudantes e docentes do curso de biomedicina. As metodologias ativas são implementadas por meio de componentes curriculares, as estratégias envolvem a sala de aula invertida, grupo focal, estudo de campo, oficinas temáticas, uso de TIC em estudos e jogos na realização de estudos. Tais estratégias desenvolvem nos estudantes as habilidades do saber fazer profissional, pois os colocam em contato com situações problemas do cotidiano, a exemplo da relação meio ambiente e saúde. Durante o semestre, os estudantes participam da operacionalização do componente curricular, contribuindo na ressignificação pedagógica e na ação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.