Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-93-1

A AMBIGUIDADE LEXICAL NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO COMO RECURSO CRÍTICO-REFLEXIVO E HUMORÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) Simpósio Temático 08: Funcionalismo e Ensino
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92220
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 64
    "titulo" => "A AMBIGUIDADE LEXICAL NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO COMO RECURSO CRÍTICO-REFLEXIVO E HUMORÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "O subgênero tira humorística ou tirinhas tem como finalidade abordar situações que retratam o cotidiano de um dado momento histórico-social (MAINGENEAU, 2002, apud RAMOS, 2009). As tirinhas normalmente são veiculadas em revistas, jornais, livros, internet, etc. Nesse sentido, Ramos (2015) afirma que as tirinhas são espécies de piadas relatadas com os recursos das Histórias em Quadrinhos (HQs). O texto das tirinhas é curto e, por vezes, se utiliza das ambiguidades para a construção dos efeitos de sentido, para quebrar expectativas e realizar inferências a partir de conhecimentos prévios dos leitores (RAMOS, 2015). Sendo assim, nesta presente discussão, assumimos o fenômeno da ambiguidade, mais especificamente a lexical, como recurso criativo e intencional, utilizado no âmbito discursivo das tirinhas de Armandinho, atuando com efeito de sentido esperado: o humor. Dessa maneira, discutiremos neste estudo os principais tópicos que envolvem a questão da ambiguidade lexical – dentro do escopo da Semântica Referencial –, conceitos estes como: o que entendemos por ambiguidade lexical; a Semântica, a Pragmática e o problema do contexto; o subgênero tirinhas e a discussão sobre tirinhas contendo ambiguidade lexical como recurso crítico-reflexivo e humorístico relevantes a serem abordadas nas aulas de português. Como resultado, portanto, esperamos trazer contribuições para a aula de língua portuguesa, mais especificamente a aula de leitura e interpretação de texto, acerca da importância da discussão sobre o fenômeno da ambiguidade lexical presente nas tirinhas como um dos recursos que abarca o uso criativo da linguagem e que suscita reflexões críticas provocadas através do humor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 08: Funcionalismo e Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD4_ID64_TB144_25112022205930.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABHETT"
    "autor_email" => "elizabhettcosta@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92220
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 64
    "titulo" => "A AMBIGUIDADE LEXICAL NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO COMO RECURSO CRÍTICO-REFLEXIVO E HUMORÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "O subgênero tira humorística ou tirinhas tem como finalidade abordar situações que retratam o cotidiano de um dado momento histórico-social (MAINGENEAU, 2002, apud RAMOS, 2009). As tirinhas normalmente são veiculadas em revistas, jornais, livros, internet, etc. Nesse sentido, Ramos (2015) afirma que as tirinhas são espécies de piadas relatadas com os recursos das Histórias em Quadrinhos (HQs). O texto das tirinhas é curto e, por vezes, se utiliza das ambiguidades para a construção dos efeitos de sentido, para quebrar expectativas e realizar inferências a partir de conhecimentos prévios dos leitores (RAMOS, 2015). Sendo assim, nesta presente discussão, assumimos o fenômeno da ambiguidade, mais especificamente a lexical, como recurso criativo e intencional, utilizado no âmbito discursivo das tirinhas de Armandinho, atuando com efeito de sentido esperado: o humor. Dessa maneira, discutiremos neste estudo os principais tópicos que envolvem a questão da ambiguidade lexical – dentro do escopo da Semântica Referencial –, conceitos estes como: o que entendemos por ambiguidade lexical; a Semântica, a Pragmática e o problema do contexto; o subgênero tirinhas e a discussão sobre tirinhas contendo ambiguidade lexical como recurso crítico-reflexivo e humorístico relevantes a serem abordadas nas aulas de português. Como resultado, portanto, esperamos trazer contribuições para a aula de língua portuguesa, mais especificamente a aula de leitura e interpretação de texto, acerca da importância da discussão sobre o fenômeno da ambiguidade lexical presente nas tirinhas como um dos recursos que abarca o uso criativo da linguagem e que suscita reflexões críticas provocadas através do humor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 08: Funcionalismo e Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD4_ID64_TB144_25112022205930.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABHETT CHRISTINA CAVALCANTE DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABHETT"
    "autor_email" => "elizabhettcosta@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

O subgênero tira humorística ou tirinhas tem como finalidade abordar situações que retratam o cotidiano de um dado momento histórico-social (MAINGENEAU, 2002, apud RAMOS, 2009). As tirinhas normalmente são veiculadas em revistas, jornais, livros, internet, etc. Nesse sentido, Ramos (2015) afirma que as tirinhas são espécies de piadas relatadas com os recursos das Histórias em Quadrinhos (HQs). O texto das tirinhas é curto e, por vezes, se utiliza das ambiguidades para a construção dos efeitos de sentido, para quebrar expectativas e realizar inferências a partir de conhecimentos prévios dos leitores (RAMOS, 2015). Sendo assim, nesta presente discussão, assumimos o fenômeno da ambiguidade, mais especificamente a lexical, como recurso criativo e intencional, utilizado no âmbito discursivo das tirinhas de Armandinho, atuando com efeito de sentido esperado: o humor. Dessa maneira, discutiremos neste estudo os principais tópicos que envolvem a questão da ambiguidade lexical – dentro do escopo da Semântica Referencial –, conceitos estes como: o que entendemos por ambiguidade lexical; a Semântica, a Pragmática e o problema do contexto; o subgênero tirinhas e a discussão sobre tirinhas contendo ambiguidade lexical como recurso crítico-reflexivo e humorístico relevantes a serem abordadas nas aulas de português. Como resultado, portanto, esperamos trazer contribuições para a aula de língua portuguesa, mais especificamente a aula de leitura e interpretação de texto, acerca da importância da discussão sobre o fenômeno da ambiguidade lexical presente nas tirinhas como um dos recursos que abarca o uso criativo da linguagem e que suscita reflexões críticas provocadas através do humor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.