Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE EJA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO DOCENTE REALIZADO NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 03 DE CEILÂNDIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92444
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 704
    "titulo" => "A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE EJA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO DOCENTE REALIZADO NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 03 DE CEILÂNDIA"
    "resumo" => "O presente artigo é um relato empírico de estágio docente na disciplina de Sociologia realizado no segundo semestre do ano de 2020. O estágio docente foi conduzido enquanto uma atividade do curso Práticas de Ensino em Ciências Sociais, que compõe o currículo da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). Devido à pandemia de COVID-19, o estágio docente foi realizado em regime de Ensino Remoto Emergencial. As atividades foram realizadas no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, localizada na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. A modalidade de ensino escolhida para o estágio foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram observadas e avaliadas turmas dos três anos do ensino médio distribuídas entre os turnos vespertino e noturno durante um período de quatro meses. Com base nos dados levantados, é possível realizar apontamento sobre as dificuldades do ensino de sociologia no EJA antes e após o início do ERE. É evidente, contudo, que as dificuldades foram intensificadas pelo ensino remoto e que novos obstáculos para a inserção dos estudantes dessa modalidade de ensino estiveram em voga durante o contexto de isolamento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID704_TB88_16062023171732.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO FRANCO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagofraancopp@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92444
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 704
    "titulo" => "A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE EJA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO DOCENTE REALIZADO NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 03 DE CEILÂNDIA"
    "resumo" => "O presente artigo é um relato empírico de estágio docente na disciplina de Sociologia realizado no segundo semestre do ano de 2020. O estágio docente foi conduzido enquanto uma atividade do curso Práticas de Ensino em Ciências Sociais, que compõe o currículo da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). Devido à pandemia de COVID-19, o estágio docente foi realizado em regime de Ensino Remoto Emergencial. As atividades foram realizadas no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, localizada na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. A modalidade de ensino escolhida para o estágio foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram observadas e avaliadas turmas dos três anos do ensino médio distribuídas entre os turnos vespertino e noturno durante um período de quatro meses. Com base nos dados levantados, é possível realizar apontamento sobre as dificuldades do ensino de sociologia no EJA antes e após o início do ERE. É evidente, contudo, que as dificuldades foram intensificadas pelo ensino remoto e que novos obstáculos para a inserção dos estudantes dessa modalidade de ensino estiveram em voga durante o contexto de isolamento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID704_TB88_16062023171732.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO FRANCO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagofraancopp@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente artigo é um relato empírico de estágio docente na disciplina de Sociologia realizado no segundo semestre do ano de 2020. O estágio docente foi conduzido enquanto uma atividade do curso Práticas de Ensino em Ciências Sociais, que compõe o currículo da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). Devido à pandemia de COVID-19, o estágio docente foi realizado em regime de Ensino Remoto Emergencial. As atividades foram realizadas no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, localizada na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. A modalidade de ensino escolhida para o estágio foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram observadas e avaliadas turmas dos três anos do ensino médio distribuídas entre os turnos vespertino e noturno durante um período de quatro meses. Com base nos dados levantados, é possível realizar apontamento sobre as dificuldades do ensino de sociologia no EJA antes e após o início do ERE. É evidente, contudo, que as dificuldades foram intensificadas pelo ensino remoto e que novos obstáculos para a inserção dos estudantes dessa modalidade de ensino estiveram em voga durante o contexto de isolamento social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.