Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92615
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 730
    "titulo" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é parte de um trabalho de dissertação que teve como foco a promoção do protagonismo estudantil no contexto do Ensino de Ciências – EC a partir dos pressupostos da Educação Inclusiva. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa participante, com estudantes de quatro turmas de nonos anos de uma Escola Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal, Brasil. Tivemos por objetivo desenvolver com os estudantes uma Mostra de Educação Inclusiva, tendo por foco as interfaces da Ciência, Tecnologia e Sociedade. O projeto foi dividido em duas fases: i) Formação – preparação dos estudantes sobre as temáticas da inclusão e ii) Atuação – os estudantes trabalharam para o planejamento, a execução e a avaliação da Mostra. Os resultados demonstraram que no contexto do EC, os estudantes se identificaram como sujeitos que investigam, aprofundam conhecimentos e propõem temas a serem desenvolvidos ao longo de um projeto realizado na própria escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID730_TB29_10032023085251.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURITÂNIA LINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURITÂNIA"
    "autor_email" => "tania.lino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92615
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 730
    "titulo" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é parte de um trabalho de dissertação que teve como foco a promoção do protagonismo estudantil no contexto do Ensino de Ciências – EC a partir dos pressupostos da Educação Inclusiva. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa participante, com estudantes de quatro turmas de nonos anos de uma Escola Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal, Brasil. Tivemos por objetivo desenvolver com os estudantes uma Mostra de Educação Inclusiva, tendo por foco as interfaces da Ciência, Tecnologia e Sociedade. O projeto foi dividido em duas fases: i) Formação – preparação dos estudantes sobre as temáticas da inclusão e ii) Atuação – os estudantes trabalharam para o planejamento, a execução e a avaliação da Mostra. Os resultados demonstraram que no contexto do EC, os estudantes se identificaram como sujeitos que investigam, aprofundam conhecimentos e propõem temas a serem desenvolvidos ao longo de um projeto realizado na própria escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID730_TB29_10032023085251.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURITÂNIA LINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURITÂNIA"
    "autor_email" => "tania.lino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho é parte de um trabalho de dissertação que teve como foco a promoção do protagonismo estudantil no contexto do Ensino de Ciências – EC a partir dos pressupostos da Educação Inclusiva. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa participante, com estudantes de quatro turmas de nonos anos de uma Escola Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal, Brasil. Tivemos por objetivo desenvolver com os estudantes uma Mostra de Educação Inclusiva, tendo por foco as interfaces da Ciência, Tecnologia e Sociedade. O projeto foi dividido em duas fases: i) Formação – preparação dos estudantes sobre as temáticas da inclusão e ii) Atuação – os estudantes trabalharam para o planejamento, a execução e a avaliação da Mostra. Os resultados demonstraram que no contexto do EC, os estudantes se identificaram como sujeitos que investigam, aprofundam conhecimentos e propõem temas a serem desenvolvidos ao longo de um projeto realizado na própria escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.