Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

DIÁLOGO FORMATIVO NO ECS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUPERVISORES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ECS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92746
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "DIÁLOGO FORMATIVO NO ECS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUPERVISORES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ECS"
    "resumo" => "A pesquisa analisou as concepções dos Professores Supervisores (PS) da Educação Básica, sobre as atribuições do Professor Orientador da Universidade, durante as etapas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Biologia. A pesquisa é qualitativa e contou com a participação de 14 professores que se enquadraram nos critérios de inclusão. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário, enviado aos professores através do Whatsapp. Os dados obtidos foram organizados em três categorias de análise, porém, aqui apresentaremos apenas uma, a saber: concepção sobre a relação do Professor Orientador da universidade e o PS da Educação Básica. Diante disso, constatamos que não há um consenso quanto a importância da participação do Professor Orientador da universidade durante o ECS. Porém, a necessidade do trabalho coletivo foi reconhecida pelos participantes como ponto central para a construção da identidade docente, que perpassa pelo diálogo entre PS e Professor Orientador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1408_TB201_28022023225812.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIAN ISAAC AMARAL SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIAN"
    "autor_email" => "cristhianisaac500@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92746
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "DIÁLOGO FORMATIVO NO ECS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUPERVISORES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ECS"
    "resumo" => "A pesquisa analisou as concepções dos Professores Supervisores (PS) da Educação Básica, sobre as atribuições do Professor Orientador da Universidade, durante as etapas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Biologia. A pesquisa é qualitativa e contou com a participação de 14 professores que se enquadraram nos critérios de inclusão. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário, enviado aos professores através do Whatsapp. Os dados obtidos foram organizados em três categorias de análise, porém, aqui apresentaremos apenas uma, a saber: concepção sobre a relação do Professor Orientador da universidade e o PS da Educação Básica. Diante disso, constatamos que não há um consenso quanto a importância da participação do Professor Orientador da universidade durante o ECS. Porém, a necessidade do trabalho coletivo foi reconhecida pelos participantes como ponto central para a construção da identidade docente, que perpassa pelo diálogo entre PS e Professor Orientador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1408_TB201_28022023225812.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIAN ISAAC AMARAL SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIAN"
    "autor_email" => "cristhianisaac500@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A pesquisa analisou as concepções dos Professores Supervisores (PS) da Educação Básica, sobre as atribuições do Professor Orientador da Universidade, durante as etapas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Biologia. A pesquisa é qualitativa e contou com a participação de 14 professores que se enquadraram nos critérios de inclusão. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário, enviado aos professores através do Whatsapp. Os dados obtidos foram organizados em três categorias de análise, porém, aqui apresentaremos apenas uma, a saber: concepção sobre a relação do Professor Orientador da universidade e o PS da Educação Básica. Diante disso, constatamos que não há um consenso quanto a importância da participação do Professor Orientador da universidade durante o ECS. Porém, a necessidade do trabalho coletivo foi reconhecida pelos participantes como ponto central para a construção da identidade docente, que perpassa pelo diálogo entre PS e Professor Orientador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.