Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92890
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões de professores de Ciências da Natureza sobre a educação CTS e o Novo Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa, e foi estruturada a partir da análise de uma entrevista semiestruturada, realizada em um dos encontros de formação de professores, vinculado ao projeto de pesquisa de Mestrado, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A análise, realizada por meio da Análise Textual Discursiva, identificou, de forma emergente, duas categorias finais: I-Compreensões sobre educação CTS e Formação de Professores, e II-Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: potencialidades e desafios no Novo Ensino Médio. Os resultados apontam que existem fragilidades nas compreensões dos professores sobre a CTS, relacionadas aos limites da formação inicial e continuada; entretanto, ficam evidentes possibilidades de aproximações de práticas pedagógicas mediante a articulação da educação CTS ao Novo Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1973_TB399_21022023132347.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDA THOMAS PREUSSLER"
    "autor_nome_curto" => "VANDA"
    "autor_email" => "vanda.thomas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92890
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões de professores de Ciências da Natureza sobre a educação CTS e o Novo Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa, e foi estruturada a partir da análise de uma entrevista semiestruturada, realizada em um dos encontros de formação de professores, vinculado ao projeto de pesquisa de Mestrado, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A análise, realizada por meio da Análise Textual Discursiva, identificou, de forma emergente, duas categorias finais: I-Compreensões sobre educação CTS e Formação de Professores, e II-Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: potencialidades e desafios no Novo Ensino Médio. Os resultados apontam que existem fragilidades nas compreensões dos professores sobre a CTS, relacionadas aos limites da formação inicial e continuada; entretanto, ficam evidentes possibilidades de aproximações de práticas pedagógicas mediante a articulação da educação CTS ao Novo Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1973_TB399_21022023132347.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDA THOMAS PREUSSLER"
    "autor_nome_curto" => "VANDA"
    "autor_email" => "vanda.thomas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões de professores de Ciências da Natureza sobre a educação CTS e o Novo Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa, e foi estruturada a partir da análise de uma entrevista semiestruturada, realizada em um dos encontros de formação de professores, vinculado ao projeto de pesquisa de Mestrado, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A análise, realizada por meio da Análise Textual Discursiva, identificou, de forma emergente, duas categorias finais: I-Compreensões sobre educação CTS e Formação de Professores, e II-Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: potencialidades e desafios no Novo Ensino Médio. Os resultados apontam que existem fragilidades nas compreensões dos professores sobre a CTS, relacionadas aos limites da formação inicial e continuada; entretanto, ficam evidentes possibilidades de aproximações de práticas pedagógicas mediante a articulação da educação CTS ao Novo Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.