Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO RELACIONADO AO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93016
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 2053
    "titulo" => "ESTUDO BIBLIOMÉTRICO RELACIONADO AO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas inclusivas no Ensino de Física se tornam essenciais para a aprendizagem de todos os estudantes. Assim, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento das publicações sobre o Ensino de Física para as pessoas com deficiência visual, através de protocolo bibliométrico, com a utilização da base de dados eletrônica Google Acadêmico. Os principais teóricos brasileiros identificados foram Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi, Estéfano Vizconde Veraszto, José Tarcísio Franco de Camargo, atuantes em instituições de São Paulo, e Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, com atuação em instituições no Rio de Janeiro. Verificou-se lacunas para pesquisas futuras, pois os conteúdos encontrados foram Astronomia, Eletromagnetismo, Óptica geométrica e Leis de Kepler. Conclui-se que este estudo facilita a busca por informação e a formação dos docentes, que deve ser contínua para a promoção da inclusão no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2053_TB554_02032023203252.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE COSTALONGA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinecga@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93016
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 2053
    "titulo" => "ESTUDO BIBLIOMÉTRICO RELACIONADO AO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "As práticas pedagógicas inclusivas no Ensino de Física se tornam essenciais para a aprendizagem de todos os estudantes. Assim, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento das publicações sobre o Ensino de Física para as pessoas com deficiência visual, através de protocolo bibliométrico, com a utilização da base de dados eletrônica Google Acadêmico. Os principais teóricos brasileiros identificados foram Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi, Estéfano Vizconde Veraszto, José Tarcísio Franco de Camargo, atuantes em instituições de São Paulo, e Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, com atuação em instituições no Rio de Janeiro. Verificou-se lacunas para pesquisas futuras, pois os conteúdos encontrados foram Astronomia, Eletromagnetismo, Óptica geométrica e Leis de Kepler. Conclui-se que este estudo facilita a busca por informação e a formação dos docentes, que deve ser contínua para a promoção da inclusão no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2053_TB554_02032023203252.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE COSTALONGA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinecga@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

As práticas pedagógicas inclusivas no Ensino de Física se tornam essenciais para a aprendizagem de todos os estudantes. Assim, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento das publicações sobre o Ensino de Física para as pessoas com deficiência visual, através de protocolo bibliométrico, com a utilização da base de dados eletrônica Google Acadêmico. Os principais teóricos brasileiros identificados foram Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi, Estéfano Vizconde Veraszto, José Tarcísio Franco de Camargo, atuantes em instituições de São Paulo, e Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, com atuação em instituições no Rio de Janeiro. Verificou-se lacunas para pesquisas futuras, pois os conteúdos encontrados foram Astronomia, Eletromagnetismo, Óptica geométrica e Leis de Kepler. Conclui-se que este estudo facilita a busca por informação e a formação dos docentes, que deve ser contínua para a promoção da inclusão no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.