Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

NOVO CORONAVÍRUS: VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS EPIDEMIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93171
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 767
    "inscrito_id" => 2735
    "titulo" => "NOVO CORONAVÍRUS: VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS EPIDEMIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão de alunos do ensino médio sobre a relação da degradação ambiental e do surgimento de novas epidemias. Essa temática ganhou destaque devido à pandemia de SARS-CoV-2 que se espalhou pelo mundo a partir de 2020. Para isso, aplicou-se um questionário a alunos e professor de ensino médio em uma escola pública de Taguatinga, Brasília-DF. As respostas foram utilizadas para a construção de uma intervenção, que consistiu em um debate e um jogo produzido pelos autores do trabalho. A intervenção foi pensada como uma alternativa para trabalhar esse conteúdo, que é uma temática complexa, abrangendo ecologia, imunologia e virologia. Nos resultados obtidos os alunos apresentaram erros conceituais, mas alguns conhecimentos corretos. Desse modo, as informações erradas, foram utilizadas como temas geradores na aula, fazendo com que novos conhecimentos fossem agregados ao estudo sobre degradação ambiental e novas epidemias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2735_TB767_02032023133819.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA NATHANIN MENDES GOMES ALMEIDA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "dara.bio2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93171
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 767
    "inscrito_id" => 2735
    "titulo" => "NOVO CORONAVÍRUS: VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E NOVAS EPIDEMIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão de alunos do ensino médio sobre a relação da degradação ambiental e do surgimento de novas epidemias. Essa temática ganhou destaque devido à pandemia de SARS-CoV-2 que se espalhou pelo mundo a partir de 2020. Para isso, aplicou-se um questionário a alunos e professor de ensino médio em uma escola pública de Taguatinga, Brasília-DF. As respostas foram utilizadas para a construção de uma intervenção, que consistiu em um debate e um jogo produzido pelos autores do trabalho. A intervenção foi pensada como uma alternativa para trabalhar esse conteúdo, que é uma temática complexa, abrangendo ecologia, imunologia e virologia. Nos resultados obtidos os alunos apresentaram erros conceituais, mas alguns conhecimentos corretos. Desse modo, as informações erradas, foram utilizadas como temas geradores na aula, fazendo com que novos conhecimentos fossem agregados ao estudo sobre degradação ambiental e novas epidemias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2735_TB767_02032023133819.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA NATHANIN MENDES GOMES ALMEIDA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "dara.bio2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão de alunos do ensino médio sobre a relação da degradação ambiental e do surgimento de novas epidemias. Essa temática ganhou destaque devido à pandemia de SARS-CoV-2 que se espalhou pelo mundo a partir de 2020. Para isso, aplicou-se um questionário a alunos e professor de ensino médio em uma escola pública de Taguatinga, Brasília-DF. As respostas foram utilizadas para a construção de uma intervenção, que consistiu em um debate e um jogo produzido pelos autores do trabalho. A intervenção foi pensada como uma alternativa para trabalhar esse conteúdo, que é uma temática complexa, abrangendo ecologia, imunologia e virologia. Nos resultados obtidos os alunos apresentaram erros conceituais, mas alguns conhecimentos corretos. Desse modo, as informações erradas, foram utilizadas como temas geradores na aula, fazendo com que novos conhecimentos fossem agregados ao estudo sobre degradação ambiental e novas epidemias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.