Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

SEMIÓTICA PEIRCEANA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIA DOS TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE 2012 E 2022.

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Há muitos relatos sobre as dificuldades dos estudantes se apropriarem da linguagem utilizada pela Química. Assim, alguns pesquisadores têm buscado respaldo na Semiótica, visto que é a ciência que estuda as formas de representação de objetos. Nesse artigo, buscaremos identificar tendências relativas às pesquisas em ensino de química que envolvem a semiótica peirceana. Para seleção dos trabalhos, utilizamos como ferramenta de busca o Google Acadêmico e estabelecemos as seguintes categorias de análise: a) Ano da Publicação; b) Titulação dos pesquisadores; c) Nível de ensino investigado; d) Objetivo da Pesquisa. Destarte, identificamos que: 2012, 2015 e 2019 são os anos com mais publicações; em sua maioria, as pesquisas são desenvolvidas durante o Doutorado; são destinadas ao ensino superior; e buscam investigar materiais didáticos produzidos. Este é um campo de pesquisa bastante fértil e que pode trazer ricas contribuições para a análise de dados em pesquisas em ensino de Química.

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