Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

QUAIS CIDADANIAS ESTÃO PRESENTES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA NO BRASIL? APROXIMAÇÕES COM PROPOSTAS LATINO-AMERICANAS NOS ANAIS DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93563
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1343
    "inscrito_id" => 309
    "titulo" => "QUAIS CIDADANIAS ESTÃO PRESENTES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA NO BRASIL? APROXIMAÇÕES COM PROPOSTAS LATINO-AMERICANAS NOS ANAIS DO ENPEC"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho, parte de um macroprojeto internacional, consistiu em analisar e caracterizar a presença de discussões sobre quais conceitos de cidadania estão presentes nos trabalhos relacionados com a educação em biologia nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) de 2011 até 2019. Encontramos um total de 133 trabalhos e identificamos cinco sentidos de cidadanias presentes no corpus analisado. A partir das análises, constatou-se um aumento de trabalhos com temáticas como decolonialidade, racismo, feminismo, educação indígena e quilombola, por exemplo, que anteriormente eram ausentes ou estavam em pequena quantidade. Esses números podem indicar uma tendência interseccional, pois essas temáticas aparecem em maior quantidade nas últimas edições do ENPEC, contribuindo para a luta antirracista e em defesa das diversidades sexuais e de gênero na educação em biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID309_TB1343_16112022233905.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DIEGO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo Souza"
    "autor_email" => "professor.rodrigosouza@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93563
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1343
    "inscrito_id" => 309
    "titulo" => "QUAIS CIDADANIAS ESTÃO PRESENTES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA NO BRASIL? APROXIMAÇÕES COM PROPOSTAS LATINO-AMERICANAS NOS ANAIS DO ENPEC"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho, parte de um macroprojeto internacional, consistiu em analisar e caracterizar a presença de discussões sobre quais conceitos de cidadania estão presentes nos trabalhos relacionados com a educação em biologia nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) de 2011 até 2019. Encontramos um total de 133 trabalhos e identificamos cinco sentidos de cidadanias presentes no corpus analisado. A partir das análises, constatou-se um aumento de trabalhos com temáticas como decolonialidade, racismo, feminismo, educação indígena e quilombola, por exemplo, que anteriormente eram ausentes ou estavam em pequena quantidade. Esses números podem indicar uma tendência interseccional, pois essas temáticas aparecem em maior quantidade nas últimas edições do ENPEC, contribuindo para a luta antirracista e em defesa das diversidades sexuais e de gênero na educação em biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 11 - Políticas Educacionais e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID309_TB1343_16112022233905.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DIEGO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo Souza"
    "autor_email" => "professor.rodrigosouza@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho, parte de um macroprojeto internacional, consistiu em analisar e caracterizar a presença de discussões sobre quais conceitos de cidadania estão presentes nos trabalhos relacionados com a educação em biologia nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) de 2011 até 2019. Encontramos um total de 133 trabalhos e identificamos cinco sentidos de cidadanias presentes no corpus analisado. A partir das análises, constatou-se um aumento de trabalhos com temáticas como decolonialidade, racismo, feminismo, educação indígena e quilombola, por exemplo, que anteriormente eram ausentes ou estavam em pequena quantidade. Esses números podem indicar uma tendência interseccional, pois essas temáticas aparecem em maior quantidade nas últimas edições do ENPEC, contribuindo para a luta antirracista e em defesa das diversidades sexuais e de gênero na educação em biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.