Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93650
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 3143
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O trabalho faz parte de um projeto de Iniciação Científica/CNPq “A alfabetização científica na perspectiva da aprendizagem significativa em diferentes contextos de ensino-aprendizagem em ciências: uma proposta de investigação-ação na formação de professores”, vinculado ao GEPEC/CNPq - UFRGS CLN. O artigo tem como problema: A metodologia desenvolvida na disciplina das Ciências da Natureza com ênfase na Biologia do curso da Educação do Campo UFRGS Campus Litoral Norte, contribui no desenvolvimento de sequências de ensino que indiquem uma formação para a aprendizagem significativa crítica considerando a Alfabetização Científica? A temática “A Origem da Vida na Terra” foi proposta na disciplina em 2021, para que os discentes organizassem uma sequência didática. A análise dos dados considerou os conceitos de ciências nesta sequência, na perspectiva dos referenciais teóricos, proposta pelo discente pesquisador, em uma pesquisa-ação, indicando a importância da problematização da temática, que considera seu contexto socioambiental, vivências e conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3143_TB1477_12032023174140.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON GERMANN TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAMON"
    "autor_email" => "ramongermann@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93650
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 3143
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O trabalho faz parte de um projeto de Iniciação Científica/CNPq “A alfabetização científica na perspectiva da aprendizagem significativa em diferentes contextos de ensino-aprendizagem em ciências: uma proposta de investigação-ação na formação de professores”, vinculado ao GEPEC/CNPq - UFRGS CLN. O artigo tem como problema: A metodologia desenvolvida na disciplina das Ciências da Natureza com ênfase na Biologia do curso da Educação do Campo UFRGS Campus Litoral Norte, contribui no desenvolvimento de sequências de ensino que indiquem uma formação para a aprendizagem significativa crítica considerando a Alfabetização Científica? A temática “A Origem da Vida na Terra” foi proposta na disciplina em 2021, para que os discentes organizassem uma sequência didática. A análise dos dados considerou os conceitos de ciências nesta sequência, na perspectiva dos referenciais teóricos, proposta pelo discente pesquisador, em uma pesquisa-ação, indicando a importância da problematização da temática, que considera seu contexto socioambiental, vivências e conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3143_TB1477_12032023174140.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON GERMANN TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAMON"
    "autor_email" => "ramongermann@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O trabalho faz parte de um projeto de Iniciação Científica/CNPq “A alfabetização científica na perspectiva da aprendizagem significativa em diferentes contextos de ensino-aprendizagem em ciências: uma proposta de investigação-ação na formação de professores”, vinculado ao GEPEC/CNPq - UFRGS CLN. O artigo tem como problema: A metodologia desenvolvida na disciplina das Ciências da Natureza com ênfase na Biologia do curso da Educação do Campo UFRGS Campus Litoral Norte, contribui no desenvolvimento de sequências de ensino que indiquem uma formação para a aprendizagem significativa crítica considerando a Alfabetização Científica? A temática “A Origem da Vida na Terra” foi proposta na disciplina em 2021, para que os discentes organizassem uma sequência didática. A análise dos dados considerou os conceitos de ciências nesta sequência, na perspectiva dos referenciais teóricos, proposta pelo discente pesquisador, em uma pesquisa-ação, indicando a importância da problematização da temática, que considera seu contexto socioambiental, vivências e conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.