Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A CRIANÇA, O DESENHO E A PAISAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 09: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93853
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "A CRIANÇA, O DESENHO E A PAISAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "O presente texto originou-se de uma pesquisa de mestrado já concluída, no campo do ensino de Geografia, com as crianças dos Anos Iniciais, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da linguagem do desenho associado ao conceito de paisagem para a construção de conhecimentos geográficos, bem como, debater sobre o ser-e-estar das crianças em seu local de vivência. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação e fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, bem como, na teoria freireana em que a mediação pedagógica deve fundamentar-se na dialogicidade. Os resultados da pesquisa apontaram que a associação da linguagem do desenho ao conceito de paisagem, representa um potencial significativo na construção de conhecimentos geográficos em que as crianças sejam instrumentalizadas no sentido de realizarem a leitura da realidade vivida, além de contribuir para perceberem-se como pertencentes às paisagens e, compreenderem o seu ser-e-estar no mundo."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 09: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID33_TB216_17112023162424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DJALMA PEREIRA RODRIGUES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA DJALM"
    "autor_email" => "profrancisca.43@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93853
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "A CRIANÇA, O DESENHO E A PAISAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "O presente texto originou-se de uma pesquisa de mestrado já concluída, no campo do ensino de Geografia, com as crianças dos Anos Iniciais, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da linguagem do desenho associado ao conceito de paisagem para a construção de conhecimentos geográficos, bem como, debater sobre o ser-e-estar das crianças em seu local de vivência. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação e fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, bem como, na teoria freireana em que a mediação pedagógica deve fundamentar-se na dialogicidade. Os resultados da pesquisa apontaram que a associação da linguagem do desenho ao conceito de paisagem, representa um potencial significativo na construção de conhecimentos geográficos em que as crianças sejam instrumentalizadas no sentido de realizarem a leitura da realidade vivida, além de contribuir para perceberem-se como pertencentes às paisagens e, compreenderem o seu ser-e-estar no mundo."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 09: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID33_TB216_17112023162424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DJALMA PEREIRA RODRIGUES E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA DJALM"
    "autor_email" => "profrancisca.43@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

O presente texto originou-se de uma pesquisa de mestrado já concluída, no campo do ensino de Geografia, com as crianças dos Anos Iniciais, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da linguagem do desenho associado ao conceito de paisagem para a construção de conhecimentos geográficos, bem como, debater sobre o ser-e-estar das crianças em seu local de vivência. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação e fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, bem como, na teoria freireana em que a mediação pedagógica deve fundamentar-se na dialogicidade. Os resultados da pesquisa apontaram que a associação da linguagem do desenho ao conceito de paisagem, representa um potencial significativo na construção de conhecimentos geográficos em que as crianças sejam instrumentalizadas no sentido de realizarem a leitura da realidade vivida, além de contribuir para perceberem-se como pertencentes às paisagens e, compreenderem o seu ser-e-estar no mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.