Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E.

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93901
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1565
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E."
    "resumo" => "Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1565_TB294_27112023105442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUGUSTO MONTEIRO OZORIO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO M."
    "autor_email" => "monteiro.augusto@ifsp.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93901
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1565
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA PARA A SUPERAÇÃO DO MODELO N-H-E."
    "resumo" => "Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1565_TB294_27112023105442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUGUSTO MONTEIRO OZORIO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO M."
    "autor_email" => "monteiro.augusto@ifsp.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Apresenta-se na pesquisa uma lacuna no debate acerca da Alfabetização Geográfica e uma perspectiva focada na diversidade de métodos da ciência geográfica como possibilidade de superação do modelo N-H-E (Natureza, Homem, Economia). Sistematiza parte do trabalho realizado no programa de pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP e consiste numa pesquisa de caráter bibliográfico, visando identificar possibilidades de interlocução entre o que foi apresentado e discutido acerca do ensino de Geografia no momento de renovação do pensamento geográfico, ocorrido a partir dos anos 1970 no Brasil, com o que se desenvolveu acerca do tema a partir desse marco temporal. Dessa forma, pretende-se contribuir no atual debate acerca da Alfabetização Geográfica, e apontar para possibilidades que podem servir ao ensino da Geografia no atual contexto da implementação da BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.