A contribuição da Geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata das relações entre elementos físico-naturais e humanos em sua situação espacial. A Geografia Escolar cumpre, assim, importante papel na formação do indivíduo em sua completude, no que concerne a ampliar suas visões de mundo. E é, com essa perspectiva, que o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE) vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG) do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) direciona seus trabalhos. Recentemente, este grupo elaborou propostas de sequências didáticas para indicar saídas, no processo de ensino-aprendizagem, de um problema prático e urgente do período pandêmico. As propostas de sequências didáticas do GECE surgiram como desafio ao momento pandêmico da Covid-19, onde as aulas no modelo remoto, o que prejudicou a relação ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos. Tendo em vista o objeto de estudo dessa pesquisa, trata-se de uma análise documental. E, para viabilizar tal investigação, alguns procedimentos metodológicos foram necessários. Tais como: levantamento das sequências didáticas e o estabelecimento de critérios analíticos. Após a coleta e sistematização dos dados foi possível desenvolver uma análise qualitativa acerca do modo como a Cartografia foi utilizada nesses materiais. Observou-se que as propostas didáticas foram elaboradas tendo como foco principal a problematização, a sistematização e a sintetização através da análise cartográfica. Ou seja, as sequências estudadas demonstraram-se muito potentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia tendo como recurso a linguagem cartográfica.