O ensino de ciências pode-se apresentar mais eficaz ao utilizar-se de metodologias dinâmicas como o uso de experimentos; construção de modelos pedagógicos; protótipos e entre outros planejamentos de sequências didáticas. Nesse contexto, o uso de estratégias de ensino tem-se mostrado instigante para lecionar de maneira lúdica e prática, tornando o processo educacional mais consolidado. Diante disso, foi realizado um estudo na EEMTI Sinhá Sabóia, localizada em Sobral - CE, no qual pretendeu-se avaliar o processo formativo que consistia em produzir miniecossistemas em potes de vidro como recurso didático combinando conceitos teóricos com a prática, na eletiva de Práticas Laboratoriais em Ciências. O objeto de conhecimento baseou-se no estudo sobre ecossistemas; ciclo da água e o grupo de plantas briófitas. Objetivou-se a partir desse trabalho desenvolver as temáticas com a utilização de uma sequência didática em quatro aulas, distribuídas em dois dias, tal estruturação estava alicerçada a sua utilização, na prática de forma dinâmica. Inicialmente, os estudantes reconheceram os conceitos necessários e a estruturação dos conteúdos, a seguir foram submetidos a uma avaliação diagnóstica individual; no segundo encontro, os alunos aplicaram os conhecimentos na construção dos miniecossistemas, o que possibilitou o entendimento dos conceitos teóricos, além disso, foi realizada uma análise por meio de uma avaliação somativa; a fim de averiguar a consolidação dos temas discutidos e a metodologia utilizada. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos manifestaram entusiasmo e coletividade, além de demonstrarem interesse por estratégias metodológicas dinâmicas. Portanto, o planejamento de ensino com a utilização de novas abordagens pedagógicas e exploração de recursos metodológicos, pode tornar o ensino mais dinâmico e estimular o interesse científico.