Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DIRECIONADA AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA - CAMPUS I - UEPB.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99730
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6693
    "inscrito_id" => 10897
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DIRECIONADA AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA - CAMPUS I - UEPB."
    "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência direcionada para as abordagens metodológicas utilizadas no Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA QUE CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS I – UEPB. Considerando que a existência desse projeto de extensão se deu, em razão de, a nosso ver, necessário se faz que o curso de pedagogia, se sensibilize e tenha um olhar comprometido com os sujeitos adultos que, por inúmeros fatores, não conseguiram seguir a escolaridade regular, na idade própria. Além disso, é importante deixar claro que o curso de pedagogia, que forma professores para alfabetizar, não pode, nem deve se omitir, numa situação dessas. Considerando que esse projeto de extensão tem por objetivo geral buscar fazer com que os sujeitos/funcionários - Empresa ALERTA -, possam aprender a ler e a escrever, assim como também socializarem-se, entre si, sentindo-se capaz de aprender, ao serem estimulados pelos discentes do curso de pedagogia. Nesse sentido, elegemos como objetivos específicos: aplicar variadas metodologias, de modo que a aprendizagem ocorra, avaliar se a metodologia está atendendo às necessidades dos aprendentes. Metodologia: a metodologia utilizada nesta pesquisa integra os instrumentos e técnicas, que estão, ainda se dando, por meio de observações e de práticas alfabetizadoras. Tendo se iniciado no período de abril e se estenderá até abril de 2024. Sendo que os extensionistas voluntários permanecem até o semestre/2023.2, já que as aulas são ministradas por esse grupo do qual fazemos parte, como extensionistas voluntários. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Freire (1985, 1989, 2001, 2009); Magda Soares (2003) sobre educação e contribuiu para o rompimento de alguns estereótipos sobre as metodologias aplicadas no ensino de jovens e adultos, propiciando aos aprendentes uma reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo letrado no qual eles vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10897_TB6693_20062023205801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DE LIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissalira1212@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99730
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6693
    "inscrito_id" => 10897
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DIRECIONADA AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA - CAMPUS I - UEPB."
    "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência direcionada para as abordagens metodológicas utilizadas no Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA QUE CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS I – UEPB. Considerando que a existência desse projeto de extensão se deu, em razão de, a nosso ver, necessário se faz que o curso de pedagogia, se sensibilize e tenha um olhar comprometido com os sujeitos adultos que, por inúmeros fatores, não conseguiram seguir a escolaridade regular, na idade própria. Além disso, é importante deixar claro que o curso de pedagogia, que forma professores para alfabetizar, não pode, nem deve se omitir, numa situação dessas. Considerando que esse projeto de extensão tem por objetivo geral buscar fazer com que os sujeitos/funcionários - Empresa ALERTA -, possam aprender a ler e a escrever, assim como também socializarem-se, entre si, sentindo-se capaz de aprender, ao serem estimulados pelos discentes do curso de pedagogia. Nesse sentido, elegemos como objetivos específicos: aplicar variadas metodologias, de modo que a aprendizagem ocorra, avaliar se a metodologia está atendendo às necessidades dos aprendentes. Metodologia: a metodologia utilizada nesta pesquisa integra os instrumentos e técnicas, que estão, ainda se dando, por meio de observações e de práticas alfabetizadoras. Tendo se iniciado no período de abril e se estenderá até abril de 2024. Sendo que os extensionistas voluntários permanecem até o semestre/2023.2, já que as aulas são ministradas por esse grupo do qual fazemos parte, como extensionistas voluntários. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Freire (1985, 1989, 2001, 2009); Magda Soares (2003) sobre educação e contribuiu para o rompimento de alguns estereótipos sobre as metodologias aplicadas no ensino de jovens e adultos, propiciando aos aprendentes uma reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo letrado no qual eles vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10897_TB6693_20062023205801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DE LIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissalira1212@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente resumo é um relato de experiência direcionada para as abordagens metodológicas utilizadas no Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA QUE CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS I – UEPB. Considerando que a existência desse projeto de extensão se deu, em razão de, a nosso ver, necessário se faz que o curso de pedagogia, se sensibilize e tenha um olhar comprometido com os sujeitos adultos que, por inúmeros fatores, não conseguiram seguir a escolaridade regular, na idade própria. Além disso, é importante deixar claro que o curso de pedagogia, que forma professores para alfabetizar, não pode, nem deve se omitir, numa situação dessas. Considerando que esse projeto de extensão tem por objetivo geral buscar fazer com que os sujeitos/funcionários - Empresa ALERTA -, possam aprender a ler e a escrever, assim como também socializarem-se, entre si, sentindo-se capaz de aprender, ao serem estimulados pelos discentes do curso de pedagogia. Nesse sentido, elegemos como objetivos específicos: aplicar variadas metodologias, de modo que a aprendizagem ocorra, avaliar se a metodologia está atendendo às necessidades dos aprendentes. Metodologia: a metodologia utilizada nesta pesquisa integra os instrumentos e técnicas, que estão, ainda se dando, por meio de observações e de práticas alfabetizadoras. Tendo se iniciado no período de abril e se estenderá até abril de 2024. Sendo que os extensionistas voluntários permanecem até o semestre/2023.2, já que as aulas são ministradas por esse grupo do qual fazemos parte, como extensionistas voluntários. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Freire (1985, 1989, 2001, 2009); Magda Soares (2003) sobre educação e contribuiu para o rompimento de alguns estereótipos sobre as metodologias aplicadas no ensino de jovens e adultos, propiciando aos aprendentes uma reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo letrado no qual eles vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.