O presente resumo é um relato de experiência direcionada para as abordagens metodológicas utilizadas no Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ALERTA QUE CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS I – UEPB. Considerando que a existência desse projeto de extensão se deu, em razão de, a nosso ver, necessário se faz que o curso de pedagogia, se sensibilize e tenha um olhar comprometido com os sujeitos adultos que, por inúmeros fatores, não conseguiram seguir a escolaridade regular, na idade própria. Além disso, é importante deixar claro que o curso de pedagogia, que forma professores para alfabetizar, não pode, nem deve se omitir, numa situação dessas. Considerando que esse projeto de extensão tem por objetivo geral buscar fazer com que os sujeitos/funcionários - Empresa ALERTA -, possam aprender a ler e a escrever, assim como também socializarem-se, entre si, sentindo-se capaz de aprender, ao serem estimulados pelos discentes do curso de pedagogia. Nesse sentido, elegemos como objetivos específicos: aplicar variadas metodologias, de modo que a aprendizagem ocorra, avaliar se a metodologia está atendendo às necessidades dos aprendentes. Metodologia: a metodologia utilizada nesta pesquisa integra os instrumentos e técnicas, que estão, ainda se dando, por meio de observações e de práticas alfabetizadoras. Tendo se iniciado no período de abril e se estenderá até abril de 2024. Sendo que os extensionistas voluntários permanecem até o semestre/2023.2, já que as aulas são ministradas por esse grupo do qual fazemos parte, como extensionistas voluntários. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Freire (1985, 1989, 2001, 2009); Magda Soares (2003) sobre educação e contribuiu para o rompimento de alguns estereótipos sobre as metodologias aplicadas no ensino de jovens e adultos, propiciando aos aprendentes uma reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo letrado no qual eles vivem.