E-book

ISBN: 978-65-86901-57-3
I Encontro Brasileiro de Petrofísica de Campos Maduros

E-book I EBPCM
Baixe o E-book Completo

Prefácio

Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2022 ocorreu o I Encontro Brasileiro de Petrofísica de Campos Maduros (EBPCM), no formato virtual, reunindo profissionais de operadores, prestadores de serviço, agências regulatórias e associações profissionais, além de membros da academia. O evento foi organizado pela seção brasileira da Sociedade de Petrofísicos e Analistas de Perfil (SPWLA).
O evento nasceu a partir da crescente demanda e interesse de diferentes players do mercado de óleo e gás na revitalização de ativos disponíveis a partir do agressivo plano de desinvestimento implementado pela Petrobras. O baixo fator de recuperação desses campos, quando comparados a média global e o notável histórico de declínio em suas produções, indicam que é crítica a adoção de diferentes técnicas de avaliação de formação, que possam permitir de maneira eficiente e economicamente viável a extensão de sua vida útil.  Portanto, O I EBPCM buscou promover o intercâmbio de conhecimento técnico e científico, compartilhando lições aprendidas e divulgando soluções tecnológicas inovadoras e eficientes, com o apoio dos diferentes atores, sejam da indústria ou do meio acadêmico. 
Ao longo dos 3 dias de evento, contamos com 28 palestras – incluindo 2 em sessão plenária, 3 minicursos e uma mesa redonda. Foram discutidos técnicas de avaliação de formação a poço aberto e poço revestido, estudos de caso de áreas brasileiras, modelagem para recuperação avançada, aspectos de captura e armazenamento de carbono e aspectos econômicos relacionados. 
A sessão plenária, por Mariana Cavadinha (ANP) e Austin Boyd (UFRJ) reforçou a importância do evento. Mariana apresentou o panorama da exploração dos campos maduros brasileiros e como a ANP está agindo para incentivar o setor. No aspecto técnico, Austin apresentou os muitos desafios relacionados a avaliação petrofísica dos campos maduros – corroborando que o aspecto técnico da avaliação desses reservatórios ainda tem espaço para evolução e discussões.
Com foco nos novos rumos da área de petrofísica, uma mesa redonda discutiu a aplicação de inteligência artificial na área, contando com participações de Marcos Amaral e Sylvia Anjos (ABGP), Anna Paula Lougon (Schlumberger), Prof. Cleyton de Carvalho Carneiro (USP), Márcio Martins (Rock Care) e Milena Siqueira (Halliburton).
O balanço dos 3 dias de apresentações e discussões foi altamente positivo. Nas próximas páginas deste livro, o leitor encontrará resumos das apresentações que compuseram o I EBPCM. 
Até a próxima edição!

Atenciosamente,
Giovanna Carneiro
Presidente da Comissão Organizadora do I Encontro Brasileiro de Petrofísica de Campos Maduros
Ver mais
Compartilhe:

Artigos | Nenhuma artigo encontrado.


Não conseguimos localizar nenhum artigo.