Artigo CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-78-6

A ABORDAGEM LINFE COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105692
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 6010
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "A ABORDAGEM LINFE COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente capítulo objetiva contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. Partindo dos textos seminais da área e de autores contemporâneos tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Ribeiro, 2022, o capítulo discutirá como a abordagem LinFE pode tornar o ensino de inglês e de outras línguas mais eficaz e motivador. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado, visto que esse novo perfil de aluno se mostra muito mais consciente das suas razões para aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID205_TB6010_20062023165846.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105692
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 6010
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "A ABORDAGEM LINFE COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente capítulo objetiva contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. Partindo dos textos seminais da área e de autores contemporâneos tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Ribeiro, 2022, o capítulo discutirá como a abordagem LinFE pode tornar o ensino de inglês e de outras línguas mais eficaz e motivador. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado, visto que esse novo perfil de aluno se mostra muito mais consciente das suas razões para aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID205_TB6010_20062023165846.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente capítulo objetiva contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. Partindo dos textos seminais da área e de autores contemporâneos tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Ribeiro, 2022, o capítulo discutirá como a abordagem LinFE pode tornar o ensino de inglês e de outras línguas mais eficaz e motivador. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado, visto que esse novo perfil de aluno se mostra muito mais consciente das suas razões para aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.