Artigo CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-78-6

LÚDICO: UM IMPORTANTE ALIADO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA O 9ºANO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105697
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 7904
    "inscrito_id" => 23620
    "titulo" => "LÚDICO: UM IMPORTANTE ALIADO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA O 9ºANO"
    "resumo" => "A falta de interesse dos alunos pelos conteúdos e atividades de sala de aula na disciplina de Língua Inglesa tem sido um assunto recorrente em muitas pesquisas acadêmicas. Diante desse cenário, muitos professores de Língua Inglesa buscam estratégias didáticas para minimizar esse problema. Uma delas é o uso do lúdico como um grande aliado nesse embate que tanto preocupa educadores de todo país. Assim, esta pesquisa teve por objetivo discutir a importância do lúdico no ensino da Língua Inglesa no 9ºano, bem como analisar de que maneira o lúdico é adotado pelo professor de Inglês como estratégia didática, além de verificar a frequência com que as atividades lúdicas são desenvolvidas em sala de aula e como elas contribuem na aprendizagem dos conteúdos de Inglês, por fim conhecer o nível de importância que tais conteúdos têm para os alunos, de modo que eles relatam situações em que a aprendizagem tornou-se mais fácil e prática devido ao uso do lúdico. A base teórica é composta por estudos que tratam da origem do lúdico e suas possibilidades didáticas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, de pesquisadores como: Nunes (2004), Luckesi (2000), Santos (1999), Kishimoto (2003), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos discentes e à professora da referida turma. Quanto aos resultados, estes foram analisados por meio de gráficos e discutidos com base no referencial teórico que envolve esta pesquisa. Como resultado pode-se constatar que, o uso de atividades lúdicas é uma importante ferramenta didática no ensino da Língua Inglesa, pois facilita a aprendizagem dos conteúdos tornando-a mais significativa para alunos do 9ºano."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23620_TB7904_09112023181916.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA"
    "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105697
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 7904
    "inscrito_id" => 23620
    "titulo" => "LÚDICO: UM IMPORTANTE ALIADO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA O 9ºANO"
    "resumo" => "A falta de interesse dos alunos pelos conteúdos e atividades de sala de aula na disciplina de Língua Inglesa tem sido um assunto recorrente em muitas pesquisas acadêmicas. Diante desse cenário, muitos professores de Língua Inglesa buscam estratégias didáticas para minimizar esse problema. Uma delas é o uso do lúdico como um grande aliado nesse embate que tanto preocupa educadores de todo país. Assim, esta pesquisa teve por objetivo discutir a importância do lúdico no ensino da Língua Inglesa no 9ºano, bem como analisar de que maneira o lúdico é adotado pelo professor de Inglês como estratégia didática, além de verificar a frequência com que as atividades lúdicas são desenvolvidas em sala de aula e como elas contribuem na aprendizagem dos conteúdos de Inglês, por fim conhecer o nível de importância que tais conteúdos têm para os alunos, de modo que eles relatam situações em que a aprendizagem tornou-se mais fácil e prática devido ao uso do lúdico. A base teórica é composta por estudos que tratam da origem do lúdico e suas possibilidades didáticas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, de pesquisadores como: Nunes (2004), Luckesi (2000), Santos (1999), Kishimoto (2003), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos discentes e à professora da referida turma. Quanto aos resultados, estes foram analisados por meio de gráficos e discutidos com base no referencial teórico que envolve esta pesquisa. Como resultado pode-se constatar que, o uso de atividades lúdicas é uma importante ferramenta didática no ensino da Língua Inglesa, pois facilita a aprendizagem dos conteúdos tornando-a mais significativa para alunos do 9ºano."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23620_TB7904_09112023181916.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA"
    "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A falta de interesse dos alunos pelos conteúdos e atividades de sala de aula na disciplina de Língua Inglesa tem sido um assunto recorrente em muitas pesquisas acadêmicas. Diante desse cenário, muitos professores de Língua Inglesa buscam estratégias didáticas para minimizar esse problema. Uma delas é o uso do lúdico como um grande aliado nesse embate que tanto preocupa educadores de todo país. Assim, esta pesquisa teve por objetivo discutir a importância do lúdico no ensino da Língua Inglesa no 9ºano, bem como analisar de que maneira o lúdico é adotado pelo professor de Inglês como estratégia didática, além de verificar a frequência com que as atividades lúdicas são desenvolvidas em sala de aula e como elas contribuem na aprendizagem dos conteúdos de Inglês, por fim conhecer o nível de importância que tais conteúdos têm para os alunos, de modo que eles relatam situações em que a aprendizagem tornou-se mais fácil e prática devido ao uso do lúdico. A base teórica é composta por estudos que tratam da origem do lúdico e suas possibilidades didáticas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, de pesquisadores como: Nunes (2004), Luckesi (2000), Santos (1999), Kishimoto (2003), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos discentes e à professora da referida turma. Quanto aos resultados, estes foram analisados por meio de gráficos e discutidos com base no referencial teórico que envolve esta pesquisa. Como resultado pode-se constatar que, o uso de atividades lúdicas é uma importante ferramenta didática no ensino da Língua Inglesa, pois facilita a aprendizagem dos conteúdos tornando-a mais significativa para alunos do 9ºano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.