Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COM VISTAS À INCLUSÃO EDUCACIONAL: GESTÃO E ESTRATÉGIAS

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As constantes alterações em padrões sociais, políticos, econômicos, culturais, marca inequívoca da contemporaneidade, aponta para a necessidade de formação profissional contínua. No que se refere à educação formal, da pré-escola à pós-graduação, além dos conteúdos programáticos inerentes aos cursos, é fundamental que as práticas de ensino sejam repensadas, inovadas em diálogo com os mais variados contextos e atores sociais. Assim, com o objetivo de contribuir para a construção de espaços inovadores para a formação continuada para docentes das carreiras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Magistério Superior com vistas ao aperfeiçoamento de práticas de ensino e à inclusão educacional de alunos que apresentam Necessidades Educacionais Específicas (NEE), foi realizado Estudo de Caso em Instituição de Educação Pública que oferece cursos em nível médio, profissionalizante, superior e pós-superior. Por meio de entrevistas semiestruturadas e abertas, coletivas e individuais, os dados foram obtidos e a triangulação das informações coletadas nas entrevistas foi feita a partir de análise de documentos institucionais. O tratamento dos dados aconteceu com base na Análise de Conteúdo. A conclusão é que em situações educacionais diferenciadas, como no recebimento de alunos com NEE, os professores, em maioria, não se sentem preparados para tipo de esse trabalho, delegando às instâncias de apoio pedagógico as respostas para um atendimento adequado, o que acaba por provocar a fragmentação de ações, o fracasso e, muitas vezes, o abandono de alunos dos ambientes acadêmicos, bem como, desconforto, ansiedade e frustração por parte dos docentes, situação que pode ser atenuada pela formação continuada.

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