Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LETRAMENTO: AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Palavra-chaves: LEITURA, LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22008
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1854
    "inscrito_id" => 5704
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO: AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar as possibilidades de produção de sentidos no processamento do gênero textual memórias literárias com vistas à aquisição de conhecimentos e estratégias de leitura pelos alunos do 8º Ano do ensino fundamental, do Centro Educacional Edivardo Toscano, consequentemente, contribuir para a superação em favor de letramento dos discentes. Os indicadores oferecidos pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mostram que os níveis de proficiência em leitura refletem os sintomas de insucesso das propostas de letramento escolar. Com base em referenciais teóricos, tais como, SOARES, MARCUSCHI, KLEIMAN, KOCH, BAKHTIN, DOLZ, organizou-se uma sequência didática por meio de oficinas cujas atividades levaram os alunos a perceber, que diante de um texto, o leitor realiza simultaneamente vários passos interpretativos simultaneamente orientados, contribuindo, enfim, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de competências leitoras. Além disso, a escolha do gênero parte do princípio de que todos têm experiências vividas no passado que podem ser contadas da maneira como lembradas no presente, possibilitando o acesso às vivências socioculturais, à modalidade discursiva ou estrutural e o estilo e, por isso, é um gênero adequado para a construção de saberes na escola. Desse modo, tornou-se viável também a relação com outros gêneros como, entrevistas, fotografias antigas, narrativas orais, e outros resultantes de pesquisas, fundamentais para a inserção e participação social dos alunos em eventos de letramento. A partir das atividades exploraram-se os conhecimentos que temos organizados na memória mobilizados durante as práticas de leitura e produção de sentido pelas estratégias cognitivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5704_15082016154811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANICE GUEDES AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "EVANICE"
    "autor_email" => "professoraevanice@hotmail"
    "autor_ies" => "FIP - FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22008
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1854
    "inscrito_id" => 5704
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO: AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar as possibilidades de produção de sentidos no processamento do gênero textual memórias literárias com vistas à aquisição de conhecimentos e estratégias de leitura pelos alunos do 8º Ano do ensino fundamental, do Centro Educacional Edivardo Toscano, consequentemente, contribuir para a superação em favor de letramento dos discentes. Os indicadores oferecidos pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mostram que os níveis de proficiência em leitura refletem os sintomas de insucesso das propostas de letramento escolar. Com base em referenciais teóricos, tais como, SOARES, MARCUSCHI, KLEIMAN, KOCH, BAKHTIN, DOLZ, organizou-se uma sequência didática por meio de oficinas cujas atividades levaram os alunos a perceber, que diante de um texto, o leitor realiza simultaneamente vários passos interpretativos simultaneamente orientados, contribuindo, enfim, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de competências leitoras. Além disso, a escolha do gênero parte do princípio de que todos têm experiências vividas no passado que podem ser contadas da maneira como lembradas no presente, possibilitando o acesso às vivências socioculturais, à modalidade discursiva ou estrutural e o estilo e, por isso, é um gênero adequado para a construção de saberes na escola. Desse modo, tornou-se viável também a relação com outros gêneros como, entrevistas, fotografias antigas, narrativas orais, e outros resultantes de pesquisas, fundamentais para a inserção e participação social dos alunos em eventos de letramento. A partir das atividades exploraram-se os conhecimentos que temos organizados na memória mobilizados durante as práticas de leitura e produção de sentido pelas estratégias cognitivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5704_15082016154811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANICE GUEDES AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "EVANICE"
    "autor_email" => "professoraevanice@hotmail"
    "autor_ies" => "FIP - FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as possibilidades de produção de sentidos no processamento do gênero textual memórias literárias com vistas à aquisição de conhecimentos e estratégias de leitura pelos alunos do 8º Ano do ensino fundamental, do Centro Educacional Edivardo Toscano, consequentemente, contribuir para a superação em favor de letramento dos discentes. Os indicadores oferecidos pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mostram que os níveis de proficiência em leitura refletem os sintomas de insucesso das propostas de letramento escolar. Com base em referenciais teóricos, tais como, SOARES, MARCUSCHI, KLEIMAN, KOCH, BAKHTIN, DOLZ, organizou-se uma sequência didática por meio de oficinas cujas atividades levaram os alunos a perceber, que diante de um texto, o leitor realiza simultaneamente vários passos interpretativos simultaneamente orientados, contribuindo, enfim, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de competências leitoras. Além disso, a escolha do gênero parte do princípio de que todos têm experiências vividas no passado que podem ser contadas da maneira como lembradas no presente, possibilitando o acesso às vivências socioculturais, à modalidade discursiva ou estrutural e o estilo e, por isso, é um gênero adequado para a construção de saberes na escola. Desse modo, tornou-se viável também a relação com outros gêneros como, entrevistas, fotografias antigas, narrativas orais, e outros resultantes de pesquisas, fundamentais para a inserção e participação social dos alunos em eventos de letramento. A partir das atividades exploraram-se os conhecimentos que temos organizados na memória mobilizados durante as práticas de leitura e produção de sentido pelas estratégias cognitivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.