Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÔAULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE PROTOTIPOS ROBÓTICOS NAS AULAS DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, , ROBÓTICA EDUCACIONAL, , MULTIDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22226
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2639
    "inscrito_id" => 7638
    "titulo" => "ROBÔAULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE PROTOTIPOS ROBÓTICOS NAS AULAS DE FÍSICA"
    "resumo" => "Uma inovação nos dias atuais vem se consolidando no meio secundário das escolas do nosso país como ferramenta favorável ao ensino da Física e da Matemática, tal novidade diz respeito ao uso da robótica educacional no cotidiano escolar. Assim, este trabalho objetivou potencializar novas formas de encarar o ensino aprendizagem, buscando possibilidades pedagógicas em um ensino dinâmico, questionador, no qual o aluno esteja motivado a buscar por conta própria respostas aos seus questionamentos buscando, efetivação da atividade proposta permitindo um estímulo investigativo e ao raciocínio lógico do aluno propiciando uma melhor compreensão dos conceitos e conteúdo de Física no Ensino Médio, contribuindo para despertar o interesse do aluno no entendimento prático utilizando a Robótica Educacional através de uma abordagem investigativa e lúdica para construir conceitos relacionados à Energia. Direcionadas aos alunos do 1ª Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada em Campina Grande-Paraíba, e sob orientação da professora titular de física da escola e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIB, do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, as atividades tiveram o intuito de desmistificar a ideia de que a disciplina de Física é difícil e complicada. A atividade se concretizou com a realização de seminários e oficinas investigativas mediante a construção de modelos didáticos com o kit robótica, culminando com a apresentação dos modelos construídos pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA,, ROBÓTICA EDUCACIONAL,, MULTIDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7638_17082016141334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA, M.C.C."
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22226
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2639
    "inscrito_id" => 7638
    "titulo" => "ROBÔAULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE PROTOTIPOS ROBÓTICOS NAS AULAS DE FÍSICA"
    "resumo" => "Uma inovação nos dias atuais vem se consolidando no meio secundário das escolas do nosso país como ferramenta favorável ao ensino da Física e da Matemática, tal novidade diz respeito ao uso da robótica educacional no cotidiano escolar. Assim, este trabalho objetivou potencializar novas formas de encarar o ensino aprendizagem, buscando possibilidades pedagógicas em um ensino dinâmico, questionador, no qual o aluno esteja motivado a buscar por conta própria respostas aos seus questionamentos buscando, efetivação da atividade proposta permitindo um estímulo investigativo e ao raciocínio lógico do aluno propiciando uma melhor compreensão dos conceitos e conteúdo de Física no Ensino Médio, contribuindo para despertar o interesse do aluno no entendimento prático utilizando a Robótica Educacional através de uma abordagem investigativa e lúdica para construir conceitos relacionados à Energia. Direcionadas aos alunos do 1ª Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada em Campina Grande-Paraíba, e sob orientação da professora titular de física da escola e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIB, do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, as atividades tiveram o intuito de desmistificar a ideia de que a disciplina de Física é difícil e complicada. A atividade se concretizou com a realização de seminários e oficinas investigativas mediante a construção de modelos didáticos com o kit robótica, culminando com a apresentação dos modelos construídos pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA,, ROBÓTICA EDUCACIONAL,, MULTIDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7638_17082016141334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIMA, M.C.C."
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Uma inovação nos dias atuais vem se consolidando no meio secundário das escolas do nosso país como ferramenta favorável ao ensino da Física e da Matemática, tal novidade diz respeito ao uso da robótica educacional no cotidiano escolar. Assim, este trabalho objetivou potencializar novas formas de encarar o ensino aprendizagem, buscando possibilidades pedagógicas em um ensino dinâmico, questionador, no qual o aluno esteja motivado a buscar por conta própria respostas aos seus questionamentos buscando, efetivação da atividade proposta permitindo um estímulo investigativo e ao raciocínio lógico do aluno propiciando uma melhor compreensão dos conceitos e conteúdo de Física no Ensino Médio, contribuindo para despertar o interesse do aluno no entendimento prático utilizando a Robótica Educacional através de uma abordagem investigativa e lúdica para construir conceitos relacionados à Energia. Direcionadas aos alunos do 1ª Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada em Campina Grande-Paraíba, e sob orientação da professora titular de física da escola e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIB, do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, as atividades tiveram o intuito de desmistificar a ideia de que a disciplina de Física é difícil e complicada. A atividade se concretizou com a realização de seminários e oficinas investigativas mediante a construção de modelos didáticos com o kit robótica, culminando com a apresentação dos modelos construídos pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.