A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações.Profª. Ms. Cassandra Maria Bastos Franco-Instituto Camillo FilhoProf Dr.Francisco de Oliveira Barros Júnior-Universidade Federal do PiauíEste trabalho é resultado de dissertação,teve como objetivo geral conhecer a percepção dos idosos sobre suas velhices e contribuição do ProgramaINTEGERA na vivência do envelhecimento ativo.Utilizamos a abordagem qualitativa.Para coleta de dados empregamos o questionário socioeconômi-co e o roteiro de entrevistas.Os dados foram analisados em mapas que deram origem a categorias.Como resultados encontramos:que os sujeitos não reconhecem o envelhecimento como Política Pública de Direitos Humanos mas como responsabilidade pessoal;que propostas de universidades abertas voltadas para idosos como o INTEGERA através da utilização da educação permanente e da vivência no espaço acadêmico das relações intergeracionais,contribuem para a promoção da vivência do envelhecimento ativo.Palavras-chave: Pessoa Idosa.Envelhecimento Ativo.Universidade Aberta.