Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE

Palavra-chaves: Alimentação Saúdavel, Educação, Meio Ambiente Comunicação Oral 32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 239
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho foi realizado no campo de estágio na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda da rede pública, da zona rural de Barra de São Miguel, Paraíba. Teve como aspiração a realização de um projeto de intervenção, que consistiu na implantação de uma horta orgânica. Objetivou-se esse trabalho o desenvolvimento de hábitos saudáveis com os alunos a partir da merenda escolar; contribuição para a sustentabilidade da escola e preservação do meio ambiente; utilização da horta orgânica como laboratório para aulas de campo. A horta orgânica foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano A e B, com a contribuição das professoras e estagiárias. Esta possibilitou aos alunos um estudo mais concreto, pois as professoras integraram os conteúdos trabalhados em sala com o que os alunos estavam vivenciando na prática, ou seja, na construção da horta. Os estudantes da escola passaram a consumir a merenda dos alimentos cultivados da horta, desenvolvendo hábitos de consumir alimentos saudáveis, plantados por eles. Aprenderam a plantar, colher, cuidar da horta e cultivar alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente. Desta forma os objetivos foram alcançados, haja vista que os alunos continuaram com a plantação da horta orgânica e a construção do saber ficou ainda mais dinâmica com uma prática que favorece a interdisciplinaridade de vários conteúdos em sala de aula, além de favorecer uma escola verde que contribui de uma forma saudável com a natureza"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "palavra_chave" => "Alimentação saúdavel, Educação, Meio ambiente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a516a87cfcaef229b342c437fe2b95f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA TEIXEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA"
    "autor_email" => "gilmara-teixeira-01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 239
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA HORTA ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho foi realizado no campo de estágio na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda da rede pública, da zona rural de Barra de São Miguel, Paraíba. Teve como aspiração a realização de um projeto de intervenção, que consistiu na implantação de uma horta orgânica. Objetivou-se esse trabalho o desenvolvimento de hábitos saudáveis com os alunos a partir da merenda escolar; contribuição para a sustentabilidade da escola e preservação do meio ambiente; utilização da horta orgânica como laboratório para aulas de campo. A horta orgânica foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano A e B, com a contribuição das professoras e estagiárias. Esta possibilitou aos alunos um estudo mais concreto, pois as professoras integraram os conteúdos trabalhados em sala com o que os alunos estavam vivenciando na prática, ou seja, na construção da horta. Os estudantes da escola passaram a consumir a merenda dos alimentos cultivados da horta, desenvolvendo hábitos de consumir alimentos saudáveis, plantados por eles. Aprenderam a plantar, colher, cuidar da horta e cultivar alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente. Desta forma os objetivos foram alcançados, haja vista que os alunos continuaram com a plantação da horta orgânica e a construção do saber ficou ainda mais dinâmica com uma prática que favorece a interdisciplinaridade de vários conteúdos em sala de aula, além de favorecer uma escola verde que contribui de uma forma saudável com a natureza"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "palavra_chave" => "Alimentação saúdavel, Educação, Meio ambiente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a516a87cfcaef229b342c437fe2b95f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA TEIXEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA"
    "autor_email" => "gilmara-teixeira-01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho foi realizado no campo de estágio na Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda da rede pública, da zona rural de Barra de São Miguel, Paraíba. Teve como aspiração a realização de um projeto de intervenção, que consistiu na implantação de uma horta orgânica. Objetivou-se esse trabalho o desenvolvimento de hábitos saudáveis com os alunos a partir da merenda escolar; contribuição para a sustentabilidade da escola e preservação do meio ambiente; utilização da horta orgânica como laboratório para aulas de campo. A horta orgânica foi desenvolvida pelos alunos do 5º ano A e B, com a contribuição das professoras e estagiárias. Esta possibilitou aos alunos um estudo mais concreto, pois as professoras integraram os conteúdos trabalhados em sala com o que os alunos estavam vivenciando na prática, ou seja, na construção da horta. Os estudantes da escola passaram a consumir a merenda dos alimentos cultivados da horta, desenvolvendo hábitos de consumir alimentos saudáveis, plantados por eles. Aprenderam a plantar, colher, cuidar da horta e cultivar alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente. Desta forma os objetivos foram alcançados, haja vista que os alunos continuaram com a plantação da horta orgânica e a construção do saber ficou ainda mais dinâmica com uma prática que favorece a interdisciplinaridade de vários conteúdos em sala de aula, além de favorecer uma escola verde que contribui de uma forma saudável com a natureza

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.