O texto é resultado da disciplina Gestão dos Processos Educativos, do 4º Período do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação - DE/CAMEAM/UERN. O trabalho objetiva saber como se estabelece a democracia na escola pública através do Conselho Escolar. O texto compreende dois momentos que se inter-relacionam nas discussões. O primeiro apresenta uma discussão conceitual sobre a gestão democrática na escola, bem como, a atuação do Conselho Escolar como organismo de participação na escola. O segundo momento estabelece uma relação entre a fala dos sujeitos pesquisados com os fundamentos teóricos apontados pela literatura da área. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento de coleta dos dados, um questionário semi-estruturado com questões abertas, direcionadas aos membros do Conselho da escola investigada, localizada em Pau dos Ferros RN. Respaldamos teoricamente nos estudos de Bobbio (2000); Marques (2007) e Luiz (2000). Mediante as análises e estudos realizados constatamos que para o conselho se tornar democrático é necessário que haja a participação autônoma dos sujeitos escolares no desenvolver de suas funções, de modo que venha beneficiar toda á escola, entretanto, os conselheiros indagados enfrentam muitos desafios quanto à presença dos seus membros nas atividades da escola, consenso nas reuniões do conselho e tempo para participarem das atividades do referido órgão.