Este artigo se propõe a discutir o ensino da história e geografia para os anos iniciais de ensino, em um momento o qual, no interior das escolas o conhecimento tem sido hierarquizado, por meio das políticas de avaliação externa, que privilegia certas áreas do conhecimento (a saber a Língua Portuguesa e Matemática) em detrimento de outras. O texto tem como questão norteadora, pensar: Como a musicalidade de Luiz Gonzaga apresenta os conceitos estudados na história e na geografia e como podem auxiliar o ensino dessas disciplinas? Como objetivo geral temos: Compreender a maneira que a musicalidade de Luiz Gonzaga apresenta os conceitos estudados na história e na geografia e como podem auxiliar o ensino dessas disciplinas. Como objetivos específicos temos: 1) Expor os conceitos de sujeito histórico, tempo histórico e fato histórico; 2) Apresentar os conceitos de lugar, território e paisagem; 3) Identificar na musicalidade de Luiz Gonzaga os principais conceitos da história e da geografia; 4) apontar estratégias didático-pedagógicas por meio da música no ensino de história e geografia. O texto está organizado da seguinte forma: a) Introdução; b) Sujeito Histórico, Tempo Histórico e Fato Histórico; c) Lugar, Paisagem e Território; d) Luiz Gonzaga: Cantando a História e a Geografia do Nordeste; e) Estratégias Didático-Pedagógicas e finalmente; f) as Conclusões.