ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERE-SE À APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DESENVOLVIDA NA E.E.E.F.M FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. TAL PROPOSTA ORIGINOU-SE DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO QUAL SOMOS MEMBROS. DURANTE NOSSA PROPOSTA METODOLÓGICA, FOI TRABALHADO O CONTEÚDO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COM AUXÍLIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL QUE, POR SUA VEZ, TERIA O PAPEL DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. DE INÍCIO EXPLORAMOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE TEORIA MUSICAL, ASSIM COMO OS CONCEITOS MAIS BASICOS DA ROBÓTICA. A PARTIR DISSO, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS DE CINCO PESSOAS, E FOI APLICADO UM PROBLEMA ABERTO, NO INTUITO DE QUE OS ALUNOS VINHESSEM DESCOBRIR DADOS QUE, POR SUA VEZ, DEVERIAN SER INSERIDOS NA PROGRAMAÇÃO DO PROTÓTIPO THE PIANIST, DESENVOLVIDO UTILIZANDO OS KITS DE ROBÓTICA DA EMPRESA FISCHERTECHNIK. AO FINAL DE TODA PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS GRUPOS, OS PARTICIPANTES INTRODUZIRAM ESSA PROGRAMAÇÃO NO PROTÓTIPO, A FIM DE VERIFICAR SE OS RESULTADOS ESTAVAM CORRETOS. POR FIM, FOI FORMALIZADO O CONTEÚDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES. ACREDITAMOS QUE A PROPOSTA, SUPRACITADA, CONTRIBUIU, E MUITO, PARA UM RESULTADO MAIS EFETIVO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, POIS DESPERTOU NOS ALUNOS UM MAIOR INTERESSE EM ESTUDAR O CONTEÚDO ABORDADO.