A BUSCA PELA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS VEM SENDO UM DESAFIO VIVENCIADO A CADA DIA EM DIVERSAS UNIDADES EDUCACIONAIS, QUE PRECISAM ESTAR PREPARADAS PARA AS MAIS VARIÁVEIS SITUAÇÕES E DEMANDAS FRENTE A UMA SOCIEDADE AINDA MUITAS VEZES EXCLUDENTE. ALÉM DO ACOLHIMENTO NO ESPAÇO FÍSICO NAS ESCOLAS, EXISTE AINDA A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UMA PONTE ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO, JÁ QUE A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É UM DIREITO GARANTIDO POR LEI PARA COM TODOS. NESTA PERSPECTIVA UM GRUPO DE LICENCIANDOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BUSCA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROPORCIONAR CAPACITAÇÕES AOS PROFESSORES VINCULADOS À REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO E LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ATRAVÉS DAS MESMAS SE TEM INSTITUÍDO UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, BEM COMO DE DEBATE SOBRE A REALIDADE ENFRENTADA NAS ESCOLAS E AS PROPOSTAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DIRECIONADA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA, PRINCIPALMENTE, E A TENTATIVA INCANSÁVEL DE ENCONTRAR MANEIRAS ATRAVÉS DA PESQUISA E DA EXTENSÃO PARA A PROPAGAÇÃO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS, QUEBRANDO ASSIM AS BARREIRAS DAS DESIGUALDADES. ESTE TRABALHO DISCUTE ESSA VIVÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES DE BIOLOGIA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS.