Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo busca relatar e refletir sobre o estudo desenvolvido através do Componente Curricular Estágio Supervisionado II – 1º ao 5º ano, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM. Aborda questões inerentes aos conceitos de interdisciplinaridade, conceitos matemáticos e de ensino aprendizagem. Tem-se como objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano novas experiências a partir da interdisciplinaridade, abrangendo várias áreas de conhecimento necessárias para esta fase, priorizando os conteúdos matemáticos, para que ocorra um desenvolvimento pleno e integrado. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, técnica de pesquisa-ação, observações, assim como intervenções didáticas. As quais foram realizadas no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockorn, Três de Maio – RS. A base teórica faz referência aos seguintes autores BRASIL (2010), CARDOSO, GRECO, FURGHESTT (2012), FAZENDA(1996), LUCK (1994), MINAYO (1994), NACARATO (2009), PASTELLS (2009). A partir destes conceitos, compreender as relações conceituais da matemática com práticas pedagógicas desenvolvidas nos Anos Iniciais. A interdisciplinaridade busca encontrar as relações epistemológicas existentes entre os diferentes campos do conhecimento. Com ela adquirimos mais conhecimentos sociais e naturais globalizados, normalmente considerados difíceis se estudados particularmente nas disciplinas, ou somente em uma delas. Enfim, podemos compreender que o aluno aprende com mais facilidade quando estamos inseridos numa totalidade em que um tema é abordado sobre várias perspectivas e conteúdos, buscando assim, seres completos, não fragmentados. E este desejo só se confirma quando começarmos de tomar partida sobre o conceito interdisciplinar.

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