O CRÍTICO LITERÁRIO DAS LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA COSTUMA FICAR DIANTE DA CONDIÇÃO PÓS-COLONIAL E DA COMPLEXIDADE CULTURAL, IDEOLÓGICA E HISTÓRICA APRESENTADA POR ESSAS LITERATURAS. A PESQUISA COM ESSES TEXTOS LITERÁRIOS PRESSUPÕE UM TRABALHO DE EQUILÍBRIO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E UMA VISÃO LIGADA AS TRADIÇÕES CULTURAIS QUE ELAS REPRESENTAM. NESSA ESTEIRA DE PENSAMENTO DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA QUE A LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA TEM TANTO EM RELAÇÃO AO TEXTO LITERÁRIO QUANTO AO GRAU DE CRITICIDADE E DE REPRESENTAÇÃO DO CONTEXTO AFRICANO, ALÉM DA VALORIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS QUE INTERAGEM COM TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL. A LITERATURA ANGOLANA EM LÍNGUA PORTUGUESA EXPÕE O ESPAÇO CULTURAL, IDEOLÓGICO E HISTÓRICO LUSOANGOLANO, A CONCEPÇÃO DE MUNDO E IDENTIDADE DOS POVOS QUE ALI VIVEM. DESSA FORMA, A LITERATURA É UM MEIO DE REPRESENTAÇÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL E DA REALIDADE LOCAL DE ANGOLA. POSTO ISSO, O PRESENTE ARTIGO PROCURA ANALISAR ASPECTOS CULTURAIS, IDEOLÓGICOS E HISTÓRICOS RELACIONADOS A MEMÓRIA E IDENTIDADE NA OBRA O PLANALTO E A ESTEPE, DO ESCRITOR ANGOLANO PEPETELA. ASSIM, DEMANDA ESFORÇO E REFLEXÃO ACERCA DA SITUAÇÃO DO CONTEXTO SOCIAL, COM ÊNFASE NO PERÍODO PÓS-COLONIAL DE ANGOLA. COMO APORTE TEÓRICO – METODOLÓGICO PRIVILEGIAMOS OS ESTUDOS PROPOSTOS POR ANTÔNIO CANDIDO (1995, 2011, 2013), DOMINIQUE MAINGUENEAU (1995, 2006, 2020), FONSECA (2003) E HALL (2016), ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS QUE COM A INDEPENDÊNCIA DAS EX-COLÔNIAS PORTUGUESAS EM ÁFRICA A EXPRESSÃO LITERÁRIA REMETE AO PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO, OU SEJA, A LITERATURA OBJETIVA REUNIR QUESTÕES HISTÓRICAS, CULTURAIS E IDENTITÁRIAS QUE APONTAM A TRADIÇÃO, A VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL E A RESISTÊNCIA EM OPOSIÇÃO AO COLONIZADOR. É RELEVANTE DESTACAR QUE A LITERATURA PÓS-COLONIAL OPERA PARA A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL MULTIFACETADA E QUE FOI SILENCIADA POR ANOS DE COLONIALISMO. É IMPORTANTE DIZER AINDA QUE A LITERATURA E A CULTURA SÃO FENÔMENOS SOCIAIS VIVOS E ENTREMEADOS E, TAMBÉM QUE, A LITERATURA ANGOLANA EM LÍNGUA PORTUGUESA REFORÇA A CONSCIÊNCIA SOBRE O VALOR DE CIDADANIA, FORTALECE OS VALORES SOCIAIS E DESENVOLVE A CAPACIDADE DE DIÁLOGO E DE INTERESSE PELA NAÇÃO, FORTIFICA A ESPERANÇA QUE NASCE NO CONFRONTO COM A LINGUAGEM E A ARTE LITERÁRIA. A LITERATURA TEM EM SI A REPRESENTAÇÃO ESCRITA DA SOCIEDADE, SENDO UM INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO SOCIAL. ELA ATUA COMO A VOZ DO POVO QUE REPRESENTA, LEVANDO A OUTRAS QUESTÕES COMO: OS ANSEIOS E, OS RELATOS DE GUERRA E, DE DIVERSIDADE CULTURAL, SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA.