Artigo CONEDU - História da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-79-5

ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MINISTRADA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA
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                  ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIR&Ocirc;A (ASCES)<br />\r\n
                  ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n
                  JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AUR&Eacute;LIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n
                  MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO P&Uacute;BLICO PERNAMBUCO<br />\r\n
                  MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n
                  MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n
                  NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDO J BARBOSA BRAND&Atilde;O (UEMA)<br />\r\n
                  RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE S&Atilde;O MARCOS)<br />\r\n
                  ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n
                  ROSE MARY SOARES RIBEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  SAL&Acirc;NIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Pretende-se com essa pesquisa compreender historicamente as finalidades e perfis idealizados para os profissionais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, as repercussões sobre as práticas didático-pedagógicas dos docentes, em especial dos que se ocupam com a disciplina História da Educação, e sobre os processos educativos expressos nos Planos de Ensino de tal disciplina, tendo em vista o estímulo à produção de conhecimento. Será que as finalidades e perfis profissionais que modelaram historicamente o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, influenciaram as práticas didático-pedagógicas dos docentes, de modo a promover, nas disciplinas ministradas, o ensino mediado pela pesquisa e a produção de conhecimento? Como se caracterizava a disciplina História da Educação nas diferentes matrizes curriculares implementadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? De que forma o processo educativo proposto no Plano de Ensino da disciplina História da Educação pode impulsionar a escrita científica e a criatividade do aluno de graduação, mediante o estímulo à produção de conhecimento? Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Estudo bibliográfico e documental, como a aplicação de formulário eletrônico. Considerou-se o período histórico de 1954-2022. O exercício do trabalho docente na referida disciplina vem desencadeando muitos impactos positivos, uma vez que os discentes são imersos na formação teórica, mas também provocados a experimentar a escrita de textos acadêmicos como parte do processo avaliativo previsto nos Planos de Ensino. Por outro lado, a cada semestre acadêmico, ao final das disciplinas ministradas, são diversos os trabalhos produzidos no campo da História da Educação, como também variam as temáticas, os objetos de estudo construídos, as metodologias e fontes empregadas, o tempo de abrangência da pesquisa e os resultados a que chegam.

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