ambiente escolar bem como o impacto destes na formação sócio educacional do estudante brasileiro dos anos finais do ensino médio (CUNHA, 2011; GOUVEIA, 2017; GENESINI, 2018). A globalização e a facilitação do acesso tecnológico às plataformas virtuais midiáticas fizeram surgir um novo espaço de comunicação e entretenimento na sociedade atual (GINZBURG, 2007). A cibercultura imprimiu celeridade e “democratizou”, de certa forma, os produtores de conteúdo midiático, porem “fragilizou” a segurança informacional e popularizou a desinformação sistemática (DERRIDA, 1996; D’ANCONA, 2018). A pesquisa ocorrerá em 08 escolas distribuídas entre todas as zonas urbanas da cidade de Natal/RN, sendo 04 públicas e 04 privadas através da aplicação de questionário virtual que transcorrerá sobre pontos de pertinência temática. Os dados serão coletados e tabulados através da abordagem quali-quanti (DEMO, 2002) e oferecerão subsídios à problemática da pesquisa (LAKATOS & MARCONI, 1992). A análise dos resultados aponta para a generalização da desinformação e a prática de vilania informacional, bem como apresenta uma estratificação social do impacto das fakenews no ambiente escolar, apontando a escola pública relativamente como mais consciente, porém mais vulnerável à dispersão de fakenews.