GOMES, Joanderson De Oliveira et al.. . CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91247>. Acesso em: 31/10/2024 21:42
O presente trabalho busca através da narrativa docente depreender os processos de fissuras que ocorrem no transitar de docentes que rompem com a normativa da heterossexualidade, socialmente instituída como regra a ser seguida por todos e todas. Para tanto, tomamos enquanto dados a narrativa de uma professora, que se autodeclara lésbica e que atua no interior paraibano, na cidade de Mamanguape – PB. Enquanto campo metodológico perfazemos os caminhos propostos pela História Oral, metodologia de pesquisa reconhecida por valorizar as vozes daqueles/as marginalizados da história tradicional, das grandes narrativas. A pesquisa apontou para a necessidade de reafirmarmos a urgência em trabalharmos as questões de gêneros e sexualidades no espaço educativo e de fazer dele um espaço potente para a valorização e respeito as diferenças. A narrativa da Professora Raquel, evidencia as singularidades em ser professora e lésbica, em detrimento de ser professora e heterossexual, via de regra, a escola, ainda se constitui como um espaço de valorização e afirmação da heterossexualidade enquanto normalidade, mesmo que tenhamos avançado nessas discussões, grupos conservadores ainda tentam impor uma sexualidade naturalizada a partir da dimensão biologicista.