Esse artigo descreve uma prática de formação continuada realizada com professores de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM, por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Em formato de relato de experiência, se propõe a apresentar o percurso de pré-formação, o desenvolvimento do encontro formativo e o pós-formação, além de contribuir para reflexões e busca de estratégias que cooperem para uma formação continuada na perspectiva do desenvolvimento integral do professor. A formação foi pensada e planejada levando em consideração que a autoestima impacta no desempenho dos estudantes na aprendizagem e nos resultados obtidos diante das avaliações, porém, nosso foco será na descrição do encontro formativo e na análise dos dados em relação a como o professor percebe a sua autoestima e a importância dessa temática nas formações. A análise focaliza em 3 fontes de dados: o teste de autoestima, o Fórum Autoestima e o questionário de frequência e avaliação. Ao perguntar “Como o tema abordado na formação poderá contribuir para a sua prática pedagógica?”, os professores expressaram quanto é importante investir em práticas aplicadas nas relações interpessoais, a importância de trabalhar as emoções nos alunos e ter um olhar diferenciado, bem como o fato de estar bem consigo mesmo pode impactar as aulas, tornando-as mais agradáveis. O teste de autoestima mostrou que muitos professores ainda têm comportamentos e sentimentos que interferem na sua autoestima, tais como: sempre ser muito perfeccionista e exigir muito mais de si mesmo do que dos outros; sempre se culpar pelas coisas não saírem como o planejado e exagerar nos seus defeitos e minimizar as suas qualidades.