Objetivo: Analisar através da literatura cientifica a contribuição da Inteligência Emocional para a formação acadêmica de Enfermagem sob a perspectiva do cuidado para a assistência de Enfermagem em futura atuação profissional. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa da literatura, em que foram utilizados os descritores “Inteligência Emocional”, “Enfermagem” e “Ensino” sendo combinados com o uso do operador booleano AND, criando-se uma estratégia de busca para a pesquisa nas bases de dados, BDENF, MEDLINE/PUBMED , LILACS e nas bibliotecas virtuais BVS e SCIELO, que ocorreu em maio de 2022. Como critérios de inclusão: publicações realizadas no período de 2017 a 2021, com a abordagem da referida temática sobre a importância da Inteligência Emocional durante a graduação em Enfermagem, escritos em português, inglês ou espanhol. Como critérios de exclusão: duplicidade de estudos nas bases de dados, ausência de resposta quanto a pergunta de pesquisa: A Inteligência Emocional pode influenciar na formação do estudante de Enfermagem para futuras relações entre profissional e paciente durante a assistência de enfermagem? e indisponibilidade na íntegra. Resultados: A busca inicial encontrou 234 artigos, 62 selecionados para leitura na íntegra, 55 não respondiam à questão da pesquisa, e 7 incluídos para a revisão, os quais demonstram o quanto é importante a promoção da Inteligência Emocional durante a formação acadêmica de Enfermagem. Considerações finais: A relação entre Inteligência Emocional e formação acadêmica de estudantes de Enfermagem foi explicada como um fator de impacto no desenvolvimento da Educação Emocional o que acaba contribuindo para a qualidade da assistência desses futuros profissionais.