A comunicação humana possui a escrita e a oralidade como duas modalidades fundamentais as quais possibilitam ao homem se comunicar, expressar ideias, sentimentos e realizar registros dos acontecimentos. Essas duas modalidades estão intrinsecamente relacionadas, todavia, deve-se compreender que a linguagem escrita é distinta das produções verbais. Entretanto, durante a aquisição da escrita, a criança pode apresentar influência da fala em sua escrita. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi analisar a interferência da oralidade na escrita durante a aquisição da linguagem escrita. Para isso, optamos, como método, pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como critério seletivo artigos publicados na base eletrônica de dados Google Acadêmico e Scielo, referentes às marcas de oralidade presentes na escrita de crianças em processo de aquisição da linguagem escrita, por isso usamos como alicerce teórico, autores como: Castilho (2010), Capistrano (2007), Marcuschi (2010), Petter (2011), Bagno (2013), Fayol (2014), entre outros. Os resultados revelam que existe uma relação entre a fala e a escrita, como também divergências, entretanto, uma não pode ser considerada superior a outra. Desta forma, os alunos devem ser estimulados ao uso das duas modalidades e o professor deve conduzir suas atividades com práticas pedagógicas que estimulem a percepção e distinção entre a linguagem oral e a escrita.