Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99546
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6443
    "inscrito_id" => 19262
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU"
    "resumo" => "O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19262_TB6443_04102023213011.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARFISA HYANCHELLE CORTEZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARFISA"
    "autor_email" => "marfisa.cortez@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99546
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6443
    "inscrito_id" => 19262
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NA ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UM MURO VERDE NO IFRN CAMPUS MACAU"
    "resumo" => "O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19262_TB6443_04102023213011.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARFISA HYANCHELLE CORTEZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARFISA"
    "autor_email" => "marfisa.cortez@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O diálogo sobre o ambiente a qual estamos inseridos e os cuidados com o mesmo, perpassam por vários âmbitos, desde a família, amigos, professores e outros. Educar nesse sentido é importante desde o princípio formativo do sujeito, a qual tende a garantir uma formação humanística, social e cuidadosa com o meio ambiente. Diante disto, é possível perceber o quanto o ensino ambiental traz consigo uma inquietude quanto a sua preservação. Dentre as formas de diminuir os impactos ambientais, têm-se alternativas viáveis como como exemplo, a utilização de garrafas pets, que podem ser reutilizadas para cultivar pequenos vegetais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. Por isso, este trabalho objetivou desenvolver uma horta vertical de forma a sensibilizar os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macau, sobre a importância do cultivo de plantas ornamentais, hortaliças que favoreçam um ambiente preservado, garantindo um bem estar de todos que ali interagem, bem como a utilização de materiais alternativos (reciclados) na confecção do “muro verde”. A atividade foi realizada seguindo alguns pontos, como: localização de uma parede com boa iluminação solar e proximidade a locais de fácil acesso a recursos hídricos. A confecção do muro verde possibilitou a coleta de hortaliças (alface, cheiro verde, salsinha, cebolinha e hortelã), assim como plantas ornamentais, tendo um espaço colorido, aberto aos estudantes, com disponibilidade de água e luz solar para o bom desenvolvimento das mudas e meios de conscientização que podem auxiliar em mais iniciativas como está no campus, demostrando a importância desses locais dentro do ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.